Estratégia de crescimento: como ter sucesso na área da saúde?

Não instigar o empreendedorismo é uma falha cometida por muitas faculdades de medicina do Brasil. Isso faz com que os médicos que desejam se dedicar ao seu próprio consultório tenham dificuldades em questões de cunho administrativo, como elaborar uma estratégia de crescimento empresarial.

Uma estratégia desse tipo é importante, pois garante que um consultório cresça e conquiste cada vez mais pacientes, aumentando a lucratividade.

Para que você saiba como fazer o seu consultório crescer, listamos algumas dicas com estratégias que podem ser desenvolvidas. Veja nos tópicos a seguir!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, pois somente assim será possível desenvolver táticas direcionadas e objetivas. Você pretende atender pacientes de planos de saúde ou tem mais foco nas consultas particulares? Trata-se de públicos que necessitam de abordagens diferentes.

Esteja presente na comunidade em que atua

Para ter um nome reconhecido no mercado, é preciso marcar presença na comunidade em que atua. Por isso, sempre participe de eventos sociais, atividades voluntárias, etc.

Outra dica interessante é colocar-se à disposição da mídia local, como jornais, portais de notícias e emissoras de rádio. Os jornalistas sempre precisam de fontes confiáveis na área da medicina para pautas de editorias de saúde. Assim, seu nome ficará sempre em evidência.

Invista em parcerias profissionais

Faça parcerias com outros profissionais de saúde da sua região, como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, educadores físicos, entre outros. Você pode indicá-los para pacientes que necessitarem de acompanhamento em suas áreas de atuação e vice-versa.

Também convém manter parcerias com médicos de outras especialidades. Assim, se você for especialista em radiologia, pode ser parceiro de cardiologistas, ortopedistas, proctologistas etc.

Desenvolva estratégias de marketing

Uma estratégia de crescimento fundamental é investir em marketing para que as pessoas tenham conhecimento do seu trabalho. Para isso, você pode contratar uma agência ou profissional da área que auxilie nesse sentido.

A internet possibilitou uma infinidade de maneiras de fazer divulgação, como as ações nas redes sociais e o marketing de conteúdo. Porém, é preciso ter sempre cuidado, pois o Conselho Federal de Medicina dita algumas regras que regulamentam a publicidade médica.

Leia também: Marketing médico: saiba como divulgar seu consultório no Facebook

Ofereça um atendimento de qualidade

atendimento também precisa ser excepcional em seu consultório, pois somente assim você fidelizará os pacientes. Além disso, pacientes bem atendidos indicarão os serviços para seus amigos, colegas e familiares.

Para garantir um bom atendimento, você precisa investir em treinamentos para a sua secretária, terceirizar serviços burocráticos para ganhar em agilidade, investir na infraestrutura do consultório e ter um bom software de gestão.

Seguindo essas nossas dicas básicas de estratégia de crescimento na área da saúde, certamente você verá o seu consultório se destacar em breve. Afinal, você estará divulgando o seu trabalho e garantindo aos pacientes que está apto para cuidar do que eles têm de mais importante: saúde e qualidade de vida.

A transformação digital também pode contribuir para o crescimento de uma clínica. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos que leia o nosso artigo “Transformação digital na saúde: como se adaptar à essa tendência?”. Até a próxima!