4 vantagens do RIS e PACS no acesso a exames de diagnóstico

Atualmente, otimizar os processos de exames e atendimentos em clínicas médicas é essencial para atender o fluxo de trabalho crescente — e a automatização de alguns processos é a maneira ideal para isso. Além de aumentar a rapidez do atendimento, os sistemas RIS e PACS integrados permitem maior precisão nos diagnósticos.

O PACS permite armazenar as imagens digitais e o RIS, as demais informações do paciente. Essa facilidade ajuda a visualização correta do estado clínico do atendido em uma visão totalmente integrada. A gestão do processo como um todo também ganha, pois fica mais alinhada e reduz custos.

Integrar RIS e PACS oferece uma série de benefícios. As clínicas médicas podem resolver o problema da desarticulação dos serviços oferecidos e a redução do tempo gasto nas operações de cadastros de clientes. Por esses fatores, criamos uma lista com mais 4 vantagens dessa integração. Confira!

1. Análise rápida e efetiva dos exames remotamente

Com os dados integrados entre sistemas, as informações cruzadas dos pacientes podem ser consultadas facilmente, sem a necessidade de trocar de programas. Com essa facilidade, o acesso pode ser feito até mesmo remotamente e compartilhado com outras instalações.

2. Integração de processos

Os sistemas em conjunto garantem maior integração de processos. Com esse fato, é possível manter protocolos de trabalho, porque a ferramenta utilizada é igual para todos os funcionários.

Os dados, tanto dos equipamentos quanto dos pacientes, podem ser manuseados com agilidade e praticidade a partir de qualquer lugar. Por isso, as rotinas da equipe ficam alinhadas e há maior controle de todas as informações da clínica.

3. Diminuição do tempo de espera de pacientes

As vantagens da integração de sistemas também se estendem aos pacientes. Os programas permitem maior nitidez das imagens e também mostram os dados cruzados, como citado anteriormente. Assim, os diagnósticos são feitos com maior pontualidade e precisão e entregues de forma automatizada. Isso diminui a espera dos pacientes e agiliza os atendimentos da clínica.

4. Redução de custos

A substituição dos filmes de radiografia e do espaço físico para armazená-los por si só diminui drasticamente os gastos da empresa. Ainda há mais vantagens financeiras, pois menos tempo é demandado para os processos, já que os dados podem ser facilmente cadastrados. Com isso, o corpo clínico pode produzir mais em menos tempo e com menos pessoas.

Bônus: como escolher a empresa adequada para esse serviço

Mas, afinal, como escolher a melhor empresa para adquirir esses serviços? Vamos explicar! Ao considerar contratar os sistemas, opte por uma prestadora que ofereça apoio adequado durante a instalação, pois ela será o ponto principal para a adaptação da equipe.

Também é importante ficar atento a sistemas que se aproximem mais das necessidades do seu negócio. Para isso, prefira ferramentas alinhadas aos benefícios que você pretende obter.

Ao escolher a melhor prestadora de serviço, a integração dos sistemas RIS e PACS pode beneficiar a clínica e também os pacientes porque o cruzamento de dados é ideal para aprimorar o diagnóstico e torná-lo mais rápido e mais preciso.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco, podemos ajudar!