Como o uso de software para clínicas impacta seus resultados financeiros?

A informatização vem se mostrando bastante útil em todas as áreas, especialmente na medicina e não estamos falando apenas dos avanços de novos tratamentos, mas também do auxílio que oferecem aos consultórios e clínicas no dia a dia. A presença do software para clínicas no mercado está revolucionando a saúde e disponibilizando melhores formas de gerir o seu negócio, oferecer um melhor atendimento, entre outros benefícios.

Um dos grandes impactos que essas ferramentas tecnológicas podem promover é em relação aos resultados financeiros. Elas conseguem oferecer maior controle das informações e, consequentemente, você consegue gerir melhor o seu estabelecimento.

Quer saber como esses softwares para clínicas podem ajudá-lo a reduzir os custos e aumentar os lucros? Então, continue com a leitura deste post!

Remanejamento de despesas por meio de software para clínicas

Digamos que você não seja a única pessoa que administra a sua clínica. Você pode ter um ou mais sócios e, ainda que seja o único dono, é bem provável que tenha um setor para ajudá-lo nessa tarefa.

Como muitos dos dados cadastrados nessas ferramentas vão para um lugar na nuvem, fica mais fácil compartilhá-los com outras pessoas e facilitar o gerenciamento financeiro do local.

Com mais pessoas envolvidas no processo, identificar gargalos e gastos desnecessários fica mais fácil. A partir daí, é possível também ter mais ideias de como esses problemas podem ser resolvidos. Por exemplo, passar a utilizar os recursos com maior consciência, utilizando melhor os materiais de escritório, desligando as luzes, entre outros hábitos.

Melhor controle dos prontuários

Você pode estar se perguntando: como gerir melhor os prontuários pode melhorar as finanças do meu consultório?

No primeiro momento pode não ficar tão claro, mas com uma análise mais aprofundada fica fácil perceber que se a gestão de prontuários não é realizada com a maior eficiência, os funcionários perdem produtividade e tempo. Assim, o atendimento de outros pacientes fica mais complicado de ser feito.

Com os softwares para clínicas fica mais fácil organizar os prontuários, com os respectivos exames de cada paciente. Dessa forma, na hora do atendimento, fica também mais simples encontrar todas as informações daquela pessoa, oferecendo maior agilidade.

Leia também: Interoperabilidade em saúde: entenda o que é e quais os benefícios

Pacientes muito mais presentes

Um dos grandes problemas que as clínicas enfrentam atualmente é a falta de pacientes sem aviso prévio. Esse tipo de situação desorganiza toda a agenda médica, além de reduzir o número de pacientes atendidos e, consequentemente, gera queda de receita.

Com boas ferramentas tecnológicas, é possível minimizar esses problemas. Por exemplo, realizando disparos de mensagens 24 horas antes do horário marcado para a consulta, fica mais fácil evitar o esquecimento por parte do paciente. Além disso, se ele tiver algum outro compromisso, também fica melhor agendar o horário para outro dia.

Possibilidade de ter mais agendamentos

Uma das facilidades dos softwares para clínicas é a possibilidade que os pacientes têm em fazer marcações online de horários a qualquer momento do dia ou da noite de segunda a domingo. Não é necessário ir ao estabelecimento ou mesmo ligar. Basta estar em qualquer lugar com acesso à internet. Lembre-se de deixar o site responsivo na hora de criá-lo para que as pessoas possam marcar as consultas também pelo smartphone.

É possível agora, perceber com maior clareza, como software para clínicas podem ajudar significativamente no aumento dos lucros e no corte de gastos. Assim, haverá maior rentabilidade e você poderá investir cada vez mais na melhoria do seu negócio.

Gostou deste post? Se você quer receber mais informações para ajudar na expansão da sua clínica, assine a nossa newsletter!