Inteligência artificial na saúde e desenvolvimento da Telemedicina

A Telemedicina está sempre procurando meios para revolucionar o setor.
Com objetivos claros de aprimorar procedimentos e automatizar processos, a inteligência artificial na saúde tem contribuído (e muito!) para melhorar o atendimento médico na área.

Essa tendência já atingiu também o setor financeiro, o automotivo e várias outras grandes áreas. São muitas as opções de funcionalidades que oferecem possibilidades de tornar a vida mais fácil. Pensando nisso, você sabe o que é inteligência artificial e como ela contribui para a área de saúde? Então, continue com a leitura e descubra agora mesmo!

O que é a inteligência artificial na saúde?

Trata-se de um campo acadêmico que tem como objetivo principal o desenvolvimento de inteligências semelhantes à humana, capazes de contribuir para diagnósticos e tratamentos no setor de saúde.

Embora seja uma tecnologia avançada e relativamente recente, ela já era idealizada desde os anos 50. Com o intuito de desenvolver uma ferramenta eficiente para auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes, professores e pesquisadores do MIT se reuniram, nos anos 70 e 80, para revolucionar essa área.

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Dessa forma, a inteligência artificial na Telemedicina ampara e cuida do paciente por meio do monitoramento, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames de forma segura e legalizada.

Quais as vantagens da inteligência artificial?

Confira, abaixo, quais são os principais benefícios de seu uso na área da saúde!

Tomada de decisão mais eficiente

Os recursos tecnológicos que geram mecanismos e dispositivos que reproduzem a capacidade do ser humano de ser racional contribuem para a tomada de decisão na área de saúde, além de aumentarem as chances de cura.

Com uma análise precisa e segura dos exames, a inteligência artificial fornece informações rápidas para os médicos, fazendo com que sejam estabelecidas prioridades de atendimento — tanto em casos mais simples quanto em situações de urgência.

Arquivamento de dados

Ter fácil acesso aos dados de pacientes também é muito importante para gerar um diagnóstico preciso e para o encaminhamento de um tratamento mais adequado. Nesse sentido, com o auxílio da Telemedicina, o médico consegue ter acesso a essas informações em qualquer lugar.

A inteligência artificial é capaz de armazenar e processar uma quantidade grande de repertório de dados, como o histórico dos pacientes. Isso contribui para o acompanhamento de pessoas com doenças graves e com dificuldade de locomoção, além de impedir que materiais sejam perdidos em casos de incêndio ou problemas no hardware.

Redução nos custos operacionais

redução de custos é almejada em qualquer segmento, pois é ela que possibilita o aumento do lucro dos acionistas e o investimento no negócio — e uma forma de atingir esse objetivo na área de saúde é potencializar a produtividade do médico.

Com um sistema de saúde dotado de velocidade, segurança e qualidade, é possível delegar a tarefa de laudar os exames. Como benefício, o médico consegue focar no atendimento aos pacientes e aumentar o número de consultas diárias.

Superação das fronteiras geográficas

O Brasil é um país muito extenso e com grandes diferenças de desenvolvimento entre as regiões. Um paciente que está no Amazonas, por exemplo, certamente possui um tratamento diferente daquele que está na capital paulista.

A Telemedicina e a inteligência artificial entram como alternativa para isso, pois o cérebro humano eletrônico consegue oferecer o laudo e fazer o acompanhamento de pacientes independentemente da localização geográfica.

Como visto, unir a Telemedicina e a inteligência artificial na saúde é uma alternativa viável tanto para pacientes quanto para os profissionais da área. Nesse sentido, a tendência é que existam cada vez mais investimentos em desenvolvimento tecnológico.

O que você achou dos benefícios dessa tecnologia? Se ficou interessado na inteligência artificial na saúde, não pode perder o nosso post sobre como implementar a Telemedicina com sucesso! Até a próxima!