Como transformar seu consultório em uma clínica médica sustentável?

A palavra sustentabilidade tem aparecido muito no nosso dia a dia. Ela significa, basicamente, que devemos usar os recursos que temos atualmente de forma que as gerações futuras não fiquem prejudicadas. Esse conceito pode ser aplicado aos mais diversos ramos do mercado. Atualmente, podemos falar inclusive em clínica sustentável, trazendo o conceito também para a área da saúde.

A sustentabilidade está diretamente atrelada à sobrevivência de todas as espécies do planeta, incluindo a nossa. Portanto, é um ponto de extrema importância e que vem, cada vez mais, sendo abordado pelas clínicas e hospitais.

Desse modo, implementar a sustentabilidade dentro do seu estabelecimento é benéfico não apenas para a humanidade, mas também para a saúde financeira do empreendimento. Quer descobrir o que fazer para ter uma clínica sustentável? Acompanhe as nossas dicas!

Faça economia de papel

O papel é um dos itens que mais são consumidos em consultórios, clínicas e hospitais. Diversos exames são entregues aos pacientes e algumas cópias são feitas para ficarem arquivadas nas pastas médicas. Pense, por exemplo, em quanto papel é utilizado para compor o prontuário de um paciente. Dependendo do histórico médico, o volume pode ser imenso.

Existem diversas formas de economizar esse recurso, melhorando as contas da clínica e preservando também o meio ambiente. Uma sugestão é disponibilizar uma senha para que os pacientes vejam os laudos pela internet a qualquer momento.

Leia também: Conheça as vantagens da tecnologia paperless na área da saúde

Cuide da infraestrutura

Se você está pensando em deixar sua clínica mais sustentável, considere reformá-la. Uma ideia interessante é deixar os espaços menos frequentados voltados para o sol da tarde e manter a recepção virada para o nascente. Dessa forma, é possível economizar no ar-condicionado sem interferir na qualidade do atendimento aos pacientes.

Aproveite a reforma para investir também em um mecanismo para captar a água das chuvas. Com isso, você preserva esse importante recurso natural e ainda tem uma conta de água menor para pagar ao final do mês.

Durante a restruturação do seu estabelecimento, não esqueça de optar por cores mais claras nas paredes. Essa é uma maneira simples de aproveitar melhor a luz natural durante o dia e economizar energia.

Mantenha a equipe engajada

Toda a equipe, e não apenas o gestor, deve estar comprometida com a sustentabilidade. Afinal de contas, é impossível manter um consultório sustentável sem que os colaboradores também se adaptem ao novo panorama.

Por exemplo, os funcionários devem ser orientados a apagar as luzes sempre que deixarem um local e a tirar das tomadas todos os aparelhos que não são utilizados com muita frequência.

Invista no descarte adequado

Clínicas e hospitais possuem um lixo muito específico e altamente contaminado. Para que tudo isso não vá parar na natureza e contamine os leitos dos rios e os nossos alimentos, é preciso fazer o descarte adequado. Assim, ao final de cada procedimento, os funcionários devem ser instruídos a despejar o lixo em recipientes apropriados e a destiná-los de forma correta.

Pronto! Seguindo as dicas acima, você será capaz de transformar seu estabelecimento em uma clínica sustentável. Além das vantagens que já mencionamos, adotar práticas que preservam a natureza também contribui para o marketing do negócio. Afinal, quem não quer ser atendido por profissionais comprometidos com o futuro?

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e espalhe a consciência sustentável para todos os lugares!