Como a mobilidade do sistema PACS beneficia os radiologistas?

O sistema PACS (Picture Archiving and Communication System, ou Sistema de Comunicação de Arquivo de Imagens, em português) armazena e gerencia imagens médicas.

Seu funcionamento revolucionou a medicina diagnóstica e tornou o processo mais rápido e com fácil acesso. Isso porque permite maior mobilidade ao radiologista, elimina as barreiras físicas e dá acesso às informações a partir de qualquer lugar.

Os exames e imagens podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, o que facilita (e muito!) a rotina dos profissionais da área. Essas informações ainda podem ser organizadas para serem encontradas com maior agilidade quando necessário.

As vantagens agregadas aos envolvidos com esse sistema são diversas e a mobilidade adquirida otimiza todo o processo diagnóstico. Quer saber o motivo? Explicamos a seguir!

Os benefícios da mobilidade do sistema PACS

O acesso aos exames pode ser feito a partir de qualquer lugar, pois os dados estão armazenados em nuvem. O primeiro benefício da mobilidade acontece dentro do próprio hospital, pois integra o acesso de todos os profissionais às imagens sem demandar deslocamento. Isso agiliza a rotina da equipe durante todo o atendimento.

As vantagens vão ainda mais além. Os profissionais podem acessar as imagens a partir de outras localizações, além de colaborar com a rotina, pois o diagnóstico pode ser feito remotamente – já que a visualização é feita precisamente, pela qualidade da imagem.

A produtividade do especialista é ampliada, afinal, ele pode acompanhar o quadro de saúde do paciente a distância, pelo histórico de exames, a qualquer hora. Além desses benefícios, outras características do sistema ajudam o radiologista.

Demais vantagens do sistema PACS para radiologistas

Existem ainda outras vantagens que não podem ser deixadas de lado. A mobilidade é uma delas, já que aumenta a produtividade de forma direta, como dito anteriormente. No entanto, outros fatores do sistema também auxiliam na agilidade e eficiência do processo. Eles são:

  • a análise de casos em qualquer lugar;
  • a inserção de dados remotamente;
  • a integração de processos;
  • a organização dos exames;
  • qualidade da imagem para avaliação

O que considerar ao contratar um serviço de PACS

Para adquirir todos os benefícios do sistema PACS, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a prestadora de serviços. É ideal que ela ofereça um bom suporte para que, assim, seja capaz de garantir que os profissionais terão apoio durante o processo de adaptação. Quando há um bom direcionamento, rapidamente a equipe conseguirá usufruir do programa.

Também é necessário avaliar se o software escolhido atende às necessidades do negócio. Assim, você garante o retorno esperado com a implantação do sistema. Isso evita frustrações e agrega as ferramentas que realmente serão proveitosas para a clínica.

Ao escolher o sistema adequado para a sua clínica, muitos benefícios serão adquiridos pelos radiologistas. A rotina dos profissionais ficará mais tranquila, afinal, o acesso aos exames pode ser feito de qualquer lugar.

Assim, haverá um ganho significativo na produtividade e isso será feito sem que haja perda da qualidade do diagnóstico, pois a nitidez da imagem contará com mais qualidade que nos sistemas tradicionais.

Gostou do nosso artigo? Está pensando em contratar um serviço de sistema PACS? Entre em contato conosco, nós podemos ajudar!