Desafios na administração de clínicas: 3 dicas para enfrentá-los

Os principais desafios na administração de clínicas se referem a manter uma excelência no atendimento com os recursos tecnológicos e farmacêuticos disponíveis. No entanto, na maioria das clínicas, esse equilíbrio não é alcançado.

Além disso, é preciso inovar constantemente nas metodologias de diagnóstico, estratégias para redução de custos, melhorias na capacitação de pessoal e no investimento para retenção de talentos.

Para avaliação holística dessa situação, é fundamental fazer um relatório do cenário, elaborar um planejamento e executar as etapas conforme a necessidade ou urgência das questões a serem resolvidas.

O caminho é árduo e deve ser organizado, porém não é impossível. Por isso abordaremos, neste post, os desafios na administração de clínicas e as principais formas de enfrentá-lo. Não perca!

1. Analise os pontos fracos do negócio

Ao elaborar o diagnóstico situacional, o gestor terá em mãos os pontos fracos e fortes da empresa. Sendo assim, os pontos fortes necessitarão de pequenos ajustes para seguir projetando uma percepção positiva, enquanto os pontos fracos demandam maior atenção.

Nesse sentido, o gestor deve analisar quais são as influências externas que estão comprometendo as atividades internas e quais rotinas não estão sendo eficientes para a sustentabilidade da empresa.

Para tanto, ele deve avaliar as rotinas com pouca lucratividade, aquelas que sofreram impacto com a inserção de serviços da concorrência, além das que estão demandando gastos exorbitantes.

2. Avalie as formas de armazenamento de dados

Guardar dados clínicos e administrativos em uma clínica é considerado um dos pontos nevrálgicos da gestão, pois demandam espaço para um armazenamento adequado.

Todavia aqueles gestores que ainda optam pelo modelo manuscrito e pelo armazenamento de informações em grandes gavetas de arquivo, devem repensar urgentemente essa atitude — levando em consideração os riscos de perda de dados e extravio de papéis.

Nesse sentido, as principais estratégias utilizadas atualmente se referem à digitalização de documentos, armazenamento na nuvem ou backup periódico feito pelos sistemas informatizados de gestão clínica.

Sendo assim, as plataformas informatizadas são excelentes opções para os gestores que almejam organização dos dados, levantamento de custos, análise de serviços realizados e demanda não atendida, além de oferecerem relatórios reconhecidos pelos órgãos fiscalizadores.

Tais plataformas também proporcionam benefícios para o paciente, tais como:

3. Invista em estratégias de divulgação

Uma clínica que almeja novos pacientes e aumento da produtividade deve buscar se destacar perante as concorrentes. Além de oferecer serviços clínicos inovadores, torna-se necessário divulgar essa informação.

Atualmente, é fundamental disseminar as atividades da clínica e ir além das referências pessoais para fortalecer o marketing de relacionamento na área da saúde. Nesse sentido, cabe o investimento em estratégias direcionadas ao potencial paciente. Assim, você pode investir em conteúdos clínicos para os pacientes, criar uma página virtual e firmar parcerias em saúde, por exemplo, tornando a empresa mais conhecida no mercado.

Como você pôde ver, os desafios na administração de clínicas são constantes e devem ser sanados por um gestor empenhado em detectar precocemente os problemas e investir em mudanças inovadoras, no sentido assistencial e organizacional.

Agora que você já descobriu como trabalhar os desafios na administração de clínicas, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de temas relacionados à saúde!