Benefícios da informatização na medicina diagnóstica

A tecnologia sempre foi aliada da medicina. Graças a alguns avanços, foi possível descobrir medicamentos, curas e tratamentos durante vários anos de pesquisa. Hoje, a informatização na medicina diagnóstica também consegue ajudar diversos profissionais a oferecer o melhor tratamento e qualidade de vida ao paciente. É a TI (tecnologia da informação) entrando na medicina e fazendo melhorias.

São inegáveis as vantagens que a era de informatização tem gerado, tanto para os médicos quanto para os pacientes. O diagnóstico e o tratamento são realizados de forma mais rápida e segura. A busca pelas informações dos pacientes já pode ser feita do computador do consultório ou por meio de um aplicativo de celular, graças aos avanços da informática.

Quer conhecer as vantagens que a informatização na medicina diagnóstica pode levar para o seu consultório ou clínica? Então, continue com a leitura!

Melhora a gestão da clínica

A sua clínica ou consultório médico deve ser visto como uma empresa. Afinal de contas, você oferece serviços, contrata funcionários, possui custos no negócio e espera um retorno financeiro que compense todo o empenho.

Mas alguns profissionais preferem manter o foco dentro da sua especialidade, sem ter que utilizar esse tempo aprendendo sobre gestão e processos administrativos. E como fazer a gestão da clínica mesmo assim? Graças à informatização na medicina, hoje é possível contar com a ajuda de excelentes softwares.

Leia também: Como os aplicativos têm revolucionado a relação médico e paciente? 

Eles conseguem registrar uma série de informações importantes, como número de pacientes atendidos por dia, além de receitas e despesas de um determinado período. Também realiza outras tarefas, como o agendamento online de horários.

Maior rapidez nos diagnósticos

Com o uso da tecnologia, todo o processo — desde antes da chegada do paciente, no momento de marcar a consulta, até depois dela — fica mais rápido. Por exemplo, tendo um sistema que faz o agendamento de horários pela internet, seus funcionários do atendimento já terão um tempo a mais livre para realizar outras tarefas — aumentando, assim, a produtividade.

Encontrar todo o histórico do paciente fica muito mais fácil quando é necessário apenas acessar um software e fazer uma simples pesquisa pelo nome.

O uso de tecnologia que oferece laudo a distância também é uma excelente ferramenta, pois o especialista consegue fechar o diagnóstico mais rápido, apenas usando a transmissão de exames pela nuvem e tendo acesso a eles.

Maior segurança nos dados

Dados digitados em papel costumam sofrer desgaste com o passar do tempo. As folhas ficam amareladas e a tinta das palavras começa a ficar mais clara. Outro problema de ter os dados dos pacientes no papel é quanto ao risco de incêndios ou alagamentos.

Desse modo, quando utilizamos um sistema na nuvem, com a digitalização de todos os documentos — além deles estarem mais seguros, tendo em vista que são dados criptografados e apenas quem possui uma senha tem acesso —, eles também estão livres das intempéries do tempo e de demais problemas como os citados acima.

Além disso, ter esses documentos nesse formato permite que eles sejam acessados de qualquer lugar.

Produz indicadores importantes

Muitos softwares conseguem utilizar os dados ali cadastrados e cruzá-los para obter outros ainda mais importantes para a sua clínica.

Por exemplo, a demanda de pacientes subiu ou caiu? A partir desse conhecimento, você pode pesquisar e tentar identificar quais foram as causas para esse resultado. Com esses dados, também é possível acompanhar o paciente mais de perto.

Como podemos ver, a informatização na medicina diagnóstica trouxe uma série de melhorias e inovações que ajudam no dia a dia dos profissionais. Além de ajudar os especialistas de forma direta, também oferecer benefícios para a clínica como um todo.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, veja o nosso artigo sobre como o cloud computing pode oferecer benefícios para a saúde! Até a próxima!