Como melhorar o fluxo de laudos em uma clínica?

O fluxo de laudos é uma estratégia que deve ser eficiente e atender as demandas das clínicas de radiologia. Nesse sentido, é importante elaborar ferramentas que sejam efetivas e garantam produtividade nos processos.

Ao mesmo tempo, deve priorizar procedimentos padronizados para facilitar o entendimento dos funcionários e proporcionar treinamentos condizentes com a realidade das clínicas radiológicas.

O caminho para obter essa implantação é desafiador, mas vantajoso a longo prazo. Por isso, se quiser saber como melhorar o fluxo de laudos em uma clínica, fique por aqui e leia sobre esse tema no post que preparamos!

Padronize os procedimentos existentes

As rotinas, quando bem difundidas, tendem a melhorar o fluxo de atendimentos e proporcionar uniformidade nas ações executadas. Além disso, todos os funcionários envolvidos devem ser capazes de reproduzir um procedimento padronizado.

Sendo assim, os processos para melhorar o fluxo de laudos precisam ser bem avaliados, considerando vantagens e limitações durante a implementação e a repercussão dessa intervenção.

Casos os gestores percebam que essa rotina não é a mais adequada, devem avaliar outras condutas que atendam aos interesses das clínicas de radiologia e, indiretamente, aos pacientes envolvidos.

Obtenha um sistema de gestão eficiente

Uma plataforma informatizada de gestão é uma estratégia para organizar os processos em menor tempo e custo. Porém, é preciso escolher adequadamente o software para otimizar a rotina já existente ou investir em outros serviços, tais como a entrega online de laudos.

Leia também: 5 vantagens do portal de resultados no atendimento ao paciente

Sendo assim, um sistema eficiente de gestão deve contabilizar os laudos emitidos, analisar as inconsistências na digitação dos documentos e possibilitar a guarda em outros dispositivos (cloud computing).

Dessa forma, os gestores terão um panorama das atividades e eliminarão tarefas desnecessárias, irão aperfeiçoar as atividades já implantadas ou alterar aquelas que são importantes, mas que necessitam de ajustes.

Utilize indicadores gerenciais

Para melhorar o fluxo de laudos em uma clínica radiológica, os gestores necessitam de estratégias administrativas que permitam a análise dos dados sobre produtividade e segurança das informações.

A avaliação dos processos por meio de indicadores efetivos será de grande valia. Todavia, é importante escolher informações que sejam pertinentes ao contexto da empresa e que reflitam adequadamente a situação atual.

Alguns exemplos de indicadores gerenciais são: percentual de laudos emitidos, número de documentos impressos periodicamente, taxa de absenteísmo, quantificação dos documentos clínicos com erros de digitação (nome do paciente, escrita incorreta das condições clínicas, etc.).

Implante estratégias gradualmente

Uma vez que os gestores tenham detectado falhas no fluxo de laudos ou queiram modificar essa atividade, é crucial que seja feita uma programação nos serviços que serão implantados para diminuir as chances de erros no processo.

Inicialmente, é aconselhável elaborar atividades que possam ser realizadas sem grandes modificações ou investimento financeiro significativo. Atitudes simples, como mudança de horário para liberação de laudos, podem ser uma alternativa plausível.

Em seguida, deve-se pensar em situações intermediárias que trarão um retorno interessante para justificar as maiores mudanças. Além disso, tudo deve ser analisado sob a perspectiva de melhorias; caso fique evidenciado algo distante disso, as estratégias devem ser realinhadas.

Melhorar o fluxo de laudos em clínicas radiológicas é uma ferramenta essencial para garantir produtividade. Mas, para que isso seja eficiente, é importante planejar atividades gerenciais considerando os indicadores levantados, a eficiência do software de gestão, a proatividade, e a uniformidade de condutas dos funcionários.

E você, o que tem feito para proporcionar melhorias em seus laudos clínicos documentais? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades clínicas!