Agendamento de consultas online: entenda por que é importante!

Agendamento de consultas online é uma opção eficiente para clínicas de todos os portes. Afinal, a implantação leva em consideração a complexidade dos serviços e a dinâmica do atendimento.

Além disso, essa prática oferece benefícios tanto para os gestores quanto para os pacientes. Isso porque a automação aumenta a eficiência do serviço de agendamento e diminui reclamações recorrentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre o agendamento de consultas online, conheça, no post a seguir, algumas vantagens da sua utilização! Boa leitura!

Funciona 24 horas por dia

Esqueça a ideia de adquirir outros pontos de telefone ou de estender o horário de funcionamento da clínica para garantir as marcações de consulta. Com o agendamento de consultas online, essas despesas são eliminadas.

O software permite a consulta de disponibilidade dos profissionais em qualquer dia e horário. Todas as informações são solicitadas pelo próprio sistema no momento em que o paciente busca marcar a consulta.

Leia também: Indicadores de agendamento e cancelamento de consultas: por que acompanhar?

Oferece flexibilidade para o paciente

Quando o paciente liga para a clínica, é comum que tenha preferências de horário de acordo com suas rotinas pessoal e profissional. Nesse momento, a recepcionista informa os horários disponíveis.

Esse processo pode ser demorado, pois a marcação da consulta deve atender a ambos os lados. Pode acontecer, inclusive, de o paciente desistir pela incompatibilidade de horários ou pelo fato de o médico simplesmente não estar disponível.

O agendamento de consultas online evita isso, pois o paciente avalia as melhores opções sem precisar dialogar sobre possíveis remanejamentos. Além disso, pode marcar para mais adiante sem recorrer a negociações com o atendente.

Coleta dados de forma eficiente

Outra vantagem dessa estratégia é promover a organização dos dados, já que é possível levantar todas as informações do paciente de forma simples e prática.

Para marcar a consulta, ele preenche o cadastro e todas as informações são resgatadas automaticamente. Ao final, o software pode elaborar relatórios com esses dados, o que permite traçar um panorama do perfil socioeconômico dos pacientes.

Reduz as filas de espera

O sistema reduz consideravelmente a fila de espera, pois o gerenciamento é feito eletronicamente. Assim, o paciente fica satisfeito, tem suas demandas atendidas rapidamente, e é natural que os níveis de reclamações e de absenteísmo diminuam.

Além disso, o acompanhamento é contínuo, pois é comum que o sistema envie lembretes sobre a data e o horário agendados. É possível, então, acompanhar o paciente desde a marcação da consulta até o pós-atendimento.

Em resumo, o agendamento de consultas online é uma estratégia com benefícios reais. De um lado há a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade e, de outro, há a satisfação dos pacientes com a utilização de uma ferramenta eficiente.

Ou seja, a incorporação de novas tecnologias para o atendimento ao paciente ajuda a melhorar os serviços prestados pela clínica e o fluxo de trabalho.

Agora que você já conhece os benefícios do agendamento de consultas online, continue com a gente aqui no blog e entenda a importância do bom relacionamento entre clínica e paciente! Até a próxima!