Quais as melhores maneiras de entregar exames para os pacientes?

Com a rotina cada vez mais intensa, os pacientes têm buscado por serviços ágeis e cômodos, sobretudo, que possam ser resolvidos pela internet. Nesse contexto, é importante que os profissionais considerem as melhores maneiras de entregar exames. Isso porque a espera pelo resultado pode causar ansiedade aos pacientes e expectativa dos profissionais para iniciar o tratamento, caso necessário.

Por isso, é preciso aplicar estratégias adequadas para a emissão desses exames. A entrega desses documentos online, por exemplo, é uma grande tendência, por ser mais fácil para o paciente e até mesmo para o médico. No entanto, existem outras diversas maneiras de entregar exames que podem facilitar os processos em sua clínica.

Por isso, neste post, abordaremos quais são as melhores opções para entregar os exames dos seus pacientes. Continue a leitura e confira!

Impressão sob demanda

Por diversos motivos, muitos pacientes não costumam buscar os resultados dos seus exames. A impressão desses documentos, muitas vezes descartados, gera um gasto considerável ao final do mês e ao longo dos anos, representando um dinheiro que poderia ter sido investido em outras questões, como na compra de novos aparelhos.

Desse modo, uma boa alternativa para não sofrer com esse problema é imprimir os resultados dos exames e os laudos sob demanda, ou seja, apenas quando o paciente for à clínica solicitar o resultado.

Portal de exames

A criação de um portal de exames online representa uma boa opção para quem deseja utilizar a tecnologia para reduzir os custos da clínica e garantir praticidade e produtividade.

Esse tipo de sistema permite a elaboração de um histórico com os resultados de todos os exames já realizados pelo paciente, facilitando o acesso dos médicos às informações e garantindo sigilo e privacidade. Além disso, permite que os pacientes tenham acesso aos resultados remotamente, da sua casa ou trabalho.

Outra vantagem é a redução dos custos com material, já que não será preciso gastar com impressão ou CDs. Isso garante mais eficiência e rapidez no fluxo de entrega, otimizando o atendimento.

Leia também: Como a entrega de exames online pode melhorar a gestão da clínica

Laudos com certificação digital

Obter o laudo de diagnóstico do paciente por meio de recursos digitais, por exemplo, permite o início antecipado da intervenção clínica, de maneira a reduzir os riscos ao paciente ou evitar o agravamento do problema.

Destaca-se que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os laudos digitais emitidos pelos consultórios e/ou laboratórios devem apresentar certificação digital, conforme diretrizes da ICP-Brasil. Essa tecnologia garante autenticidade das informações e validade jurídica.

Imagens em CD

Essa modalidade de armazenamento de exames de imagens em CD possibilita que a equipe médica responsável pelo paciente tenha acesso a todo o exame sem necessidade da impressão dos resultados. Além de ser mais prática, essa opção reduz as despesas da clínica com papel e impressão.

Entrega de exames online

entrega de exames online é considerada uma das últimas tendências do mercado. A possibilidade de retirar os exames em um sistema digital, sem precisar se deslocar, facilita para o paciente, que ganha mobilidade ao conseguir acessá-los até mesmo pelo dispositivo móvel.

Essa opção de entrega também pode minimizar o tempo de espera na recepção das clínicas, o que beneficia também a empresa.

Essas maneiras de entregar exames para os pacientes trazem grandes benefícios. Vale ressaltar que, para que os processos da clínica ocorram de modo eficiente, um bom sistema de gestão de imagens pode ser essencial.

Se gostou do nosso post sobre as melhores maneiras de entregar exames para pacientes, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim você não vai perder mais nenhuma atualização!