RIS na radiologia: quais as vantagens de utilizar essa tecnologia?

A plataforma RIS na radiologia é uma ferramenta que traz benefícios e soluciona problemas em todos os processos instituídos nos estabelecimentos de saúde. Sendo assim, é possível garantir resultados promissores e inovadores na área.

Além disso, a tecnologia permite o controle das rotinas, o aperfeiçoamento das estratégias clínicas e as mudanças no atendimento médico, de modo a facilitar o cotidiano e destacar a empresa perante a concorrência.

Por isso, se você ainda não conhece as vantagens do uso do RIS na radiologia, leia o post de hoje e fique por dentro dessa tecnologia!

Afinal, o que é RIS?

A sigla RIS significa Radiology Information System, ou seja, um sistema de gerenciamento de informações radiológicas. Por meio dele, é possível organizar imagens médicas e outros dados de relevância clínica.

Esse software é usado principalmente para o acompanhamento das imagens radiológicas obtidas pelo sistema, além de efetuar o faturamento dos exames solicitados pelos médicos e realizar outras transações.

O sistema RIS na radiologia envolve cadastro de pacientes, marcação de consultas, rastreamento de informações e levantamento dos procedimentos realizados — tudo isso feito de forma organizada e prática.

Leia também: Saiba o que deve ter um sistema de RIS ideal

Quais os principais benefícios do RIS na radiologia?

Aumento da produtividade da equipe

A plataforma RIS traz, para as instituições radiológicas, a organização das rotinas, a diminuição do volume de papéis e um fluxo racional para as atividades clínicas. Dessa forma, reduz o tempo e o custo para a execução de tarefas desnecessárias e aumenta a produtividade da empresa.

Sendo assim, é uma plataforma requerida por diversos gestores que almejam a otimização dos serviços, sem alterar o quantitativo de funcionários ou reestruturar a área física das instituições de saúde.

A implantação não requer grandes mudanças, porém, é imprescindível o envolvimento de todos os colaboradores e o acompanhamento dos gestores para que a inserção de dados seja confiável.

Manutenção de informações atualizadas

O sistema RIS na radiologia permite a atualização dos dados dos pacientes e o resgate dos exames sempre que necessário. Com isso, os gestores conseguem visualizar o panorama completo dos exames realizados.

Em tempos de dificuldade de armazenamento físico, os softwares possibilitam a guarda virtual dos exames dos pacientes em sistemas eficientes ou na nuvem, o que pode ajudar nessa situação.

Fornecimento de atendimento personalizado

O RIS garante um atendimento personalizado e adequado às demandas do paciente. Isso significa que o gestor acompanhará todos os serviços clínicos realizados.

Nesse contexto, haverá uma avaliação global e contínua da situação clínica e será possível instituir medidas com assertividade, mediante a análise do todo o histórico de exames já considerados.

Sendo assim, o atendimento, além de personalizado, torna-se integral, atingindo diversas nuances que influenciam na tomada de decisão sobre o tratamento cirúrgico, quando necessário, e farmacológico.

O sistema RIS é uma estratégia de grande impacto para as instituições de saúde. De um lado, verifica-se a organização dos procedimentos, o controle do faturamento, e demais processos internos; enquanto do outro, percebe-se melhorias nos serviços clínicos mediante tratamento personalizado e humanizado.

Agora que você já entendeu os benefícios da implantação do sistema RIS, obtenha mais informações sobre essa ferramenta clicando aqui! Não perca!