A importância do atendimento humanizado em uma clínica médica

O atendimento humanizado tem se tornado cada vez mais presente nos hospitais e clínicas. Essa nova abordagem não é apenas uma forma de se preocupar mais com o bem-estar do paciente e de seus familiares, como também de trazer benefícios para o seu estabelecimento.

Política Nacional de Humanização (PNH) busca uma série de melhorias para os dois lados (profissionais e pacientes). Algumas delas são: redução de filas, atendimento acolhedor, valorização do profissional da saúde, entre outras.

Todos esses propósitos podem trazer diversos benefícios para uma clínica médica. Quer saber quais são? Então acompanhe!

Melhora a imagem da sua clínica

qualidade do atendimento é um dos grandes diferenciais para a maioria das pessoas. Pense um pouco: você conhece um lugar que oferece um produto excelente ou uma comida incrível, mas deixou de ir porque o atendimento deixava a desejar? Pois bem, o seu paciente fará o mesmo se não receber o tratamento que merece.

A partir do momento que ele se sente acolhido, desde a entrada até o momento final, a imagem que ele terá da clínica será a melhor possível. Com isso, esse paciente certamente indicará os seus serviços para diversas outras pessoas.

Leia também: Pare! e aprenda como fidelizar pacientes em clínicas médicas

Fideliza os pacientes

Tentar atrair novos pacientes é até 10 vezes mais difícil do que fidelizar aqueles que você já tem, afinal de contas, é preciso usar um bom poder de convencimento. Sem falar que pode sair bem mais caro, uma vez que demanda mais investimento em marketing e campanhas, algo que não precisa ser feito de forma tão intensa com um paciente fiel.

Além de não ir para a concorrência, esse paciente convence outras pessoas a solicitar os seus serviços. Ele passa a falar tão bem da sua clínica, do seu atendimento e da sua equipe que a propaganda dele será o bastante para fazer com que outras pessoas marquem uma consulta.

Melhora o relacionamento

relacionamento entre clínica e paciente pode não ser dos mais fáceis em algum momento. É importante lembrar que aquela pessoa está em um momento de fragilidade e pode estar com os sentimentos à flor da pele. Qualquer sensação de descaso pode fazê-la ir embora e não voltar mais.

Portanto, um atendimento humanizado ajuda a evitar que esse tipo de situação aconteça. O paciente deve se sentir acolhido pela equipe, desde a recepção até depois do atendimento médico. Uma ótima forma de fazer isso é criar empatia, ou seja, se colocar no lugar dele.

Deixa o tratamento mais eficaz

Quando o paciente se sente amparado e é bem recebido pela equipe médica e demais profissionais da clínica, há maiores chances de ele aderir ao tratamento e a todas as recomendações.

Ele fica mais receptivo ao que o médico tem a dizer, a marcar as próximas consultas e voltar dentro do período estabelecido para novos exames. Assim, quanto mais a sua clínica investir em atendimento humanizado, melhor para as duas partes.

Quer aprender mais sobre atendimento humanizado e como melhorar a performance da sua clínica? Então assine a nossa newsletter e receba novidades na sua caixa de entrada!