Medilab lança Programa de Integração e Desenvolvimento de colaboradores

O time da Medilab tem crescido em um ritmo acelerado nos últimos anos. Pensando nisso, procuramos incansavelmente por pessoas talentosas e freaks por aprendizado para compor nossas equipes, mas também na melhoria contínua da estrutura de ensino para atender a formação dos novos colaboradores e a atualização frequente dos nossos profissionais.

Já visando a ampliação desse cenário, criamos o Programa de Integração e Desenvolvimento da Medilab. No último trimestre de 2017, junto aos gestores de diferentes equipes em parceria com a área de Treinamento da empresa, iniciamos o processo de estruturação do onboarding de novos colaboradores e tivemos como norte a seguinte pergunta: Qual é a base de conhecimento e atitude que todos os profissionais da Medilab precisam para iniciar seu trabalho?

Construímos e desconstruímos ideias e sugestões e chegamos a um escopo de seis módulos de imersão no mundo Medilab Sistemas, em nossos produtos e soluções para todos os colaboradores. Sim, todos. A partir do objetivo inicial do projeto, ampliamos e identificamos a importância dessa formação e atualização de todas as equipes da empresa.

Sendo assim, o Programa foi colocado em prática no início de março e, em pouco tempo, já tivemos lições aprendidas durante o processo. “Ao longo dos mais de 20 anos de atuação da Medilab, investimos significativamente em capital humano. As nossas equipes de inteligência sempre tiveram como meta o desenvolvimento de soluções inovadoras e o aperfeiçoamento dos nossos colaboradores para aprimorar os serviços disponibilizados ao mercado de Healthcare”, declarou o Coordenador de Treinamento da Medilab, Odilon Bitencourt.

O primeiro time formado durante o nosso Programa de Integração e Desenvolvimento foi composto por profissionais que irão integrar as equipes de Desenvolvimento e Comunicação e Marketing da empresa. Lucas Frucht, Felippe Amaral, Vinicius Moreira (Desenvolvimento) e Julliana Ferreira (Comunicação e Marketing) passaram pelas etapas de apresentação do nosso Culture Code, modelo de negócio, noções de Atendimento ao Cliente, além de detalhes das principais soluções e produtos desenvolvidos e comercializados pela empresa.

“If you don’t use it, you lose it”. Hermann Ebbinghaus, pioneiro nos estudos sobre memória, afirma que a retenção de um novo aprendizado pode ser reduzida a 20% após 30 dias. “É possível aumentar os níveis de retenção colocando os novos conhecimentos em prática. Por isso, o Programa prevê atualização constante e aprofundamento em nossos produtos e soluções periodicamente, em reuniões de follow up. O Programa de Integração e Desenvolvimento da Medilab surge para formalizar a cultura de aprendizado, dar suporte aos nossos colaboradores para criação de iniciativas e projetos alinhados ao futuro da empresa e, ainda, oferecer ferramentas para melhoria contínua dos nossos serviços, aumentando assim a satisfação do cliente”, analisou Rodrigo Pimenta, Gerente de Projetos e um dos idealizadores do Programa.

A correlação entre onboarding de novos colaboradores e engajamento com a empresa é real, e investir nessa questão é potencializar tanto os processos internos quanto a melhoria na oferta de produtos e serviços aos nossos clientes e parceiros. Com isso, além de elevar o nível de satisfação do colaborador Medilab, queremos aumentar a eficiência do time e reduzir tempo/custo para produtividade.