O que é PACS e quais os benefícios dessa tecnologia para sua clínica

Você sabe o que é Picture Archiving and Comunication System (PACS)? É o sistema de comunicação e arquivamento de imagens, uma tecnologia amplamente usada em clínicas que fazem exames de imagem e que tem trazido impactos positivos diretos a todo o trabalho da equipe de saúde.

Quer saber mais sobre a tecnologia? Neste texto, falamos sobre o que é PACS e detalhamos seu funcionamento e suas vantagens. Venha com a gente para saber mais!

O que é PACS e como funciona o sistema?

A função principal desse sistema é armazenar exames de imagem de forma a proporcionar mais facilidade na comunicação entre clínicas e hospitais. O PACS atende todo o fluxo da unidade de saúde: geração de imagens, diagnóstico, laudo, visualização de exames por pacientes e médicos, e monitoramento.

Leia também: Como as ferramentas do sistemas PACS mudam o trabalho do radiologista

Quais benefícios o PACS oferece?

Diminui a chance de perda de laudo

Após o processo de laudo do exame, o médico precisa armazenar as imagens e o documento para a próxima consulta do paciente. O problema é que, quando está na forma física, é muito mais fácil que esse material se perca.

No PACS, tudo é guardado de forma digital, em um sistema altamente seguro. Assim, além de evitar que esses dados se percam, permite que eles sejam facilmente encontrados por pessoas autorizadas.

Aumenta a segurança

Esse é um ponto de grande importância quando se fala de dados médicos de pacientes. O PACS oferece o que há de melhor no mercado quando o assunto é a segurança das informações.

O sistema guarda todos os exames e laudos de forma criptografada. Assim, apenas pessoas autorizadas conseguem visualizar os documentos. Isso traz muito mais confiança para o paciente e melhora o trabalho de toda a equipe da clínica.

Reduz os custos

Quem tem uma clínica sabe o quanto precisa para cobrir seus gastos. Qualquer custo que seja reduzido significa mais dinheiro no fim do mês para investir em novos equipamentos e aprimoramento para os funcionários.

Como as imagens podem ser analisadas na tela, não há a necessidade de imprimi-las. Assim, o uso do filme não é mais necessário, o que reduz o custo do material, dos químicos e do armazenamento. Essa também é uma atitude sustentável, já que os recursos podem ser usados sem poluir o meio ambiente.

Aumenta a produtividade

Como os exames são armazenados de forma eletrônica, fica muito mais fácil para a equipe localizar o laudo de um determinado paciente. Esse é um processo que pode ser muito simples e, assim, torna mais ágil o trabalho de todos, o que aumenta a produtividade.

Como implementar o sistema na clínica?

O primeiro ponto é identificar em quais setores da unidade são necessárias melhorias e como o PACS pode fazer isso. Pode ser no fluxo de trabalho, por exemplo. Definir objetivos também é importante: se é preciso reduzir o tempo de espera e aumentar o número de atendimentos, certamente esse sistema pode ajudá-lo.

Busque por uma empresa que ofereça diversas soluções e todas as facilidades do PACS, como integração de equipamentos médicos, transferência de imagens e outros serviços.

Agora que você já sabe o que é PACS e conhece as vantagens que o sistema pode oferecer, entre em contato conosco e saiba como contratá-lo!