Cloud computing na saúde: conheça os benefícios dessa solução

Já utilizada como ferramenta de trabalho em escritórios de inúmeros segmentos, o cloud computing (computação em nuvem) vem ganhando cada vez mais espaço nas clínicas médicas.

Devido à capacidade de armazenamento de dados e a agilidade no processamento, o uso do cloud computing na saúde auxilia tanto nos processos administrativos como nas atividades diárias de uma equipe médica.

Conheça mais sobre essa tecnologia que permite mais eficiência nos registros médicos, diagnósticos e na comunicação entre aqueles que atuam no mesmo ambiente de trabalho.

Soluções apresentadas pelo cloud computing

Como apontado, o uso do cloud computing na saúde auxilia e muito nos processos operacionais e de gestão das instituições do setor.

Ao adotar a ferramenta, é possível resolver problemas de armazenamento de dados, como prontuários e exames; melhorar tanto a comunicação interna quanto com outros departamentos do setor; tornar mais ágil e mais seguro o processo de consulta de dados e informações.

Leia também: Conheça as vantagens em cloud para a entrega de exames

Confira algumas das principais vantagens em utilizar o cloud computing na área da saúde:

Redução dos custos com infraestrutura

Um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia é a economia com infraestrutura.  Primeiro, porque não é necessário um grande espaço para equipamentos ou para arquivamento de informações impressas em papéis.

Um sistema informático escalável, por exemplo, permite o aumento da capacidade de acordo com a quantidade de armazenamento e atualização dos dados.

Facilidade no armazenamento de dados

Existem várias formas de armazenamento de dados , o que aumenta a eficácia e agilidade nos processos necessários para cada instituição.

Um hospital, por exemplo, pode armazenar informações referentes ao estoque de equipamentos e medicamentos e controlar entradas e saídas de pacientes, enquanto uma clínica pode gerenciar o histórico com o prontuário dos pacientes.

Agendamento de consultas online

Outro benefício oferecido pelo cloud computing é a possibilidade do agendamento de consultas online, o que traz benefícios para todos os profissionais de uma instituição médica.

Com o agendamento online, os dados são facilmente modificados e as alterações são disponibilizadas em tempo real.

Facilidade no acesso às informações

Como conta com sistemas de busca muito práticos, esse recurso garante maior agilidade na pesquisa por informações e no cruzamento de dados.

Na prática, isso quer dizer, por exemplo, que o resultado de um exame pode ser encontrado e entregue ao médico ou paciente de forma mais rápida. Assim como um médico pode encontrar informações sobre o histórico de um paciente de forma ágil e, ao mesmo tempo, cruzá-las com os dados de um exame recente.

Além disso, duas instituições diferentes podem compartilhar a mesma informação, caso necessário.

Maior segurança

O fato de manter as transferências de dados nesse sistema faz com que a segurança das informações seja mais eficiente, pois é possível limitar as pessoas que têm acesso a determinada informação. Assim, qualquer falha na segurança pode ser detectada e corrigida de forma rápida e fácil, sendo o sistema instantaneamente atualizado.

Além disso, a preservação dos dados fica garantida com o uso dessa tecnologia. Uma vez armazenados, os dados são replicados em vários servidores, evitando uma possível perda de informações.

A implantação do cloud computing na saúde — com todas suas vantagens e facilidades — está ganhando cada vez mais espaço nos consultórios, clínicas, e até mesmo nas empresas que oferecem planos de saúde.

Agora que já conhece essa ferramenta, que tal saber se a telerradiologia em nuvem também é indicada para o seu negócio?