Entenda a importância do bom relacionamento entre clínica e paciente

O relacionamento entre clínica e paciente é fundamental para alcançar o sucesso e também conseguir mais pacientes, além de manter os já existentes. Oferecer uma relação mais próxima e mais canais de comunicação são alguns fatores que ajudam a melhorar isso.

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Ficou interessado? Continue a leitura!

Por que esse relacionamento é importante?

Ter um bom relacionamento com as pessoas ao nosso redor é essencial para que possamos fazer as nossas tarefas do dia a dia de uma forma mais tranquila, algo que também ajuda a melhorar o seu desempenho nas atividades. O mesmo acontece numa relação entre a clínica e o paciente.

Na verdade, quando estamos falando em saúde, esse relacionamento é ainda mais importante em comparação a outros setores. Afinal de contas, a pessoa está confiando ao estabelecimento o que ela tem de mais valioso e, se está fazendo isso, é porque acredita no seu trabalho.

Essa credibilidade tem consequências positivas, visto que, por conta disso, o paciente se sentirá seguro a seguir toda a orientação e o tratamento da doença, ou ao menos o controle dela, poderá ser realizado com êxito.

Esse bom relacionamento se consegue com, além de outras coisas, boa comunicação. Oferecer mais opções de acesso ao seu estabelecimento cria uma relação mais íntima com os pacientes.

Quais as vantagens desse relacionamento?

Pacientes fidelizados

Ter pacientes fidelizados é uma das melhores satisfações que o profissional pode ter, é o reconhecimento pelo seu bom trabalho.

Um paciente que tem um relacionamento diferenciado com a clínica tem mais chances de se tornar fiel e, assim, falar bem do seu estabelecimento para amigos, parentes e conhecidos e indicá-lo. Como a maioria as pessoas procura profissionais de saúde por meio de indicação, essa certamente é uma excelente vantagem.

Menos desistência

O não comparecimento do paciente a uma consulta é dos maiores problemas que a clínica pode enfrentar. Esse tipo de comportamento gera uma série de problemas, como a desorganização da agenda, perda de tempo da equipe e dificuldades para cumprir as metas.

Se você criou um bom relacionamento com o seu paciente, dificilmente ele desistirá da consulta e, caso isso seja necessário, ele se lembrará de entrar em contato para desmarcar. Assim, as taxas de absenteísmo passam a ficar menores.

Retorno do paciente

Esse é um outro problema que as clínicas costumam enfrentar: muitos pacientes não retornam depois da primeira consulta. Se houver um bom relacionamento desde o primeiro contato, o paciente se sente mais atraído pelo bom atendimento e retorna para a consulta de revisão ou então inicia o tratamento no estabelecimento.

Como melhorar o relacionamento entre clínica e paciente?

Há diversas formas de fazer isso, como promover treinamentos para a equipe de atendimento, oferecer um espaço agradável, não deixar o paciente esperando por muito tempo, entre outros. Atualmente, o uso da tecnologia tem se mostrado um fator relevante.

Oferecer meios de comunicação pela Internet se tornou uma necessidade. Estar presente nas redes sociais, oferecer meios de contato por e-mail, mensagem de celular, e aplicativos como WhatsApp é essencial para estabelecer um relacionamento no qual as duas partes saem ganhando. Contratar softwares que façam a marcação de consultas online 24 horas por dia, gestão da agenda do médico e outras ferramentas também ajuda a melhorar o relacionamento.

Entendendo a importância do relacionamento entre clínica e paciente, é possível fazer esforços nesse sentido que busquem o sucesso do seu negócio. Investir nesse aspecto traz retornos muito positivos, tanto para você quanto para os seus pacientes.

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