Tecnologia radiológica: como escolher a ideal?

Para aqueles que trabalham na área da saúde é imprescindível utilizar as novas tecnologias para melhorar o atendimento, aumentar a produtividade e reduzir os erros. Uma dessas novas ferramentas é a tecnologia radiológica, ou seja, a digitalização de exames radiológicos.

Quer saber como escolher a tecnologia ideal para a realização de exames radiológicos? Siga lendo este post!

Quais as vantagens que a tecnologia radiológica oferece?

Os benefícios que essa tecnologia pode trazer são muitos e vamos citar alguns deles abaixo:

Mais espaço

Com a digitalização de exames você pode deixar a sala onde guarda os exames livre, pois todos ficarão armazenados na nuvem em um servidor externo. A sua clínica passará a oferecer mais um serviço ou pode expandir o local, dando mais conforto a todos.

Maior produtividade

Com a digitalização de exames tudo fica bem mais fácil de ser realizado, afinal de contas não será necessário um setor inteiro para guardar e arquivar esses documentos. Você tem mais pessoas à disposição para trabalhar em setores de maior demanda e assim, aumenta a produtividade.

Melhor atendimento

Pense em como será mais prático para os pacientes não ter que ir até à clínica apenas para pegar um exame. Ele pode recebê-lo no conforto de casa, evitando perda de tempo e estresse no trânsito. Isso aumenta a satisfação do paciente com o seu estabelecimento.

Quais são as tecnologias para digitalização de exames?

Existem diversas tecnologias de digitalização de exames e antes de escolher uma, é necessário saber quais são e quais ferramentas oferecem. Vejamos as principais abaixo.

RIS (Sistema de Informação de Radiologia)

Permite a gestão completa de um centro de diagnóstico por imagem. Oferece serviços como agendamento online, laudo a distância, gestão da agenda médica e também pode disponibilizar dados sobre o faturamento da clínica, ajudando na gestão financeira. Outro benefício desse sistema é que pode ser integrado a outros como o PACS.

Leia também: Como as ferramentas do sistema PACS mudam o trabalho do radiologista

PACS (Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens)

O sistema PACS se tornou essencial para as clínicas que querem obter um maior retorno financeiro e oferecer bom atendimento aos seus pacientes. As vantagens desse sistema são muitas:

  • organiza os exames digitalizados;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • facilita a elaboração de laudos;
  • torna o acesso dos profissionais de saúde aos exames do paciente mais fácil;
  • oferece total segurança e confidencialidade permitindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados do paciente;

Além de tudo isso, o PACS otimiza o fluxo de trabalho, oferece imagens com mais qualidade, integra diversos equipamentos médicos para facilitar a comunicação entre eles e também possibilita que outras unidades, em locais distantes, possam acessar os exames. Assim, profissionais de diversas partes do país podem ajudar no diagnóstico.

Como escolher a melhor tecnologia radiológica?

Primeiramente, identifique quais são as necessidades da sua clínica quanto aos exames de imagem. Depois disso, busque por uma empresa que possa te oferecer os serviços da forma mais completa possível. Analise também se o sistema escolhido está de acordo com a legislação e se cumpre com todas as normas regulatórias.

Busque mais informações, entre em contato com a empresa para sanar possíveis dúvidas e tenha a certeza de que ela dará todo o suporte necessário, oferecendo treinamento para que a sua equipe lide com essa tecnologia sem grandes problemas.

A tecnologia radiológica pode ajudar e muito a sua clínica. Quer saber como obter ainda mais vantagens com essa ferramenta? Então baixe o nosso e-book e descubra como aumentar a sua produtividade ao laudar!