Como a tecnologia pode melhorar o relacionamento com o paciente

Uma das formas de fidelizar seu público, fazendo com que ele sempre volte e também fale bem do seu trabalho, é melhorando o relacionamento. Esse quesito é de extrema importância para os dois lados: a clínica se beneficia ao melhorar sua imagem, enquanto os pacientes se sentem cada vez mais seguros em suas consultas.

Além de tratar o paciente bem, ouvi-lo e ter empatia, existem algumas formas de fazer com que o relacionamento da clínica com o público melhore rapidamente. Estamos falando de ferramentas tecnológicas que também facilitam o trabalho da equipe.

Veja abaixo quais são essas tecnologias e como elas podem melhorar o relacionamento com o paciente. Confira!

Marcações online

Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum que pacientes se esqueçam de ligar para marcar uma consulta ou não possam comparecer ao consultório em horários comerciais. Não seria bem melhor se as pessoas pudessem agendar um exame a qualquer hora e em qualquer dia da semana?

É exatamente isso o que as marcações online oferecem: facilidade e praticidade para qualquer pessoa que queira marcar uma consulta na sua clínica. É um detalhe que faz toda a diferença para o paciente, que se sente mais satisfeito por poder cuidar melhor da saúde a qualquer momento do dia.

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Canais de comunicação

Facilitar a forma de o paciente entrar em contato com a sua clínica é uma maneira de melhorar o relacionamento com ele. E não podemos falar em canais de comunicação sem citar as redes sociais. Há uma grande quantidade de pessoas usando essas ferramentas, e a sua clínica precisa acompanhar essa tendência.

Portanto, crie uma página no Facebook, um perfil no Instagram, uma conta do Linkedin ou qualquer outra rede social que tenha mais a ver com o tipo de serviço que o seu estabelecimento oferece. Responda o mais rápido o que puder e, de preferência, contrate alguém apenas para lidar com essa função.

Lembretes de consultas

As diversas tarefas que temos durante o dia podem prejudicar a nossa memória, fazendo-nos esquecer de um compromisso importante como uma consulta médica. Seria excelente se o paciente pudesse ser lembrado dela.

Você pode oferecer esse serviço fazendo uma ligação, enviando uma mensagem de texto para o celular ou para as redes sociais. Também é possível utilizar a automação de e-mails para ajudar nessa questão. E o melhor é que os dois lados ganham, pois o paciente não perde a consulta, e não há problemas com a agenda do médico.

E-mail marketing

Está´enganado quem acha que o e-mail morreu e que não deve ser mais usado como uma ferramenta de relacionamento com o cliente. O que as pessoas precisam compreender, na verdade, é que existe hoje uma nova forma de se comunicar por e-mail.

Envie para os seus pacientes, de forma periódica (pode ser uma vez na semana ou a cada 15 dias, o que achar melhor) dicas simples e úteis, como:

– a forma correta de tomar os medicamentos;
– as razões para fazer os exames na data correta;
– a importância de não consumir remédio sem prescrição médica, entre outras coisas.

Ofereça informações úteis para o paciente. Dessa forma, ele ficará sempre em contato com a sua clínica.

Agora que você já sabe como melhorar o relacionamento com o paciente por meio da tecnologia, que tal também aprender sobre como conseguir mais pacientes sem gastar muito para isso? Boa leitura!