É possível ter produtividade e reduzir custos em laudos de exames?

Um dos principais desejos de todas as clínicas e hospitais é reduzir custos em laudos de exames, pois essa tarefa exige tempo e acaba ocupando consideravelmente os membros da equipe, que poderiam ser designados para setores de maior demanda e necessidade, como o atendimento aos pacientes.

Reduzir custos, em alguns casos, pode ser uma ação essencial para a sobrevivência de uma organização. Mas, vale a pena salientar que colocar isso em prática não significa necessariamente colocar a qualidade do serviço em risco.

Uma coisa não precisa estar relacionada à outra. Você pode unir as duas ações, ou seja, reduzir os custos dos laudos sem perder a qualidade, além de garantir a produtividade da equipe. Quer saber como? Continue a leitura e confira:

Investir em laudos a distância

Usar a tecnologia para ajudar na redução dos custos é uma excelente estratégia para diminuir o valor dos exames e, consequentemente, os custos que a clínica tem com a emissão de laudos. Atualmente, a telemedicina tornou-se a mais nova aposta dos mais diversos centros de saúde, tendo o laudo a distância como uma das ferramentas oferecidas.

Ao adotar essa medida, os exames podem ser enviados por meio de um programa de rede, de forma que os dados estejam totalmente em sigilo. A empresa responsável pela prestação do serviço pode oferecer, inclusive, uma equipe de médicos para analisar os exames e fazer o laudo.

Fazer armazenamento na nuvem

Pense na quantidade de exames que são realizados todos os dias na sua clínica e no espaço necessário para armazenar todos eles. Espaço esse que poderia ser utilizado para instalar um novo aparelho e oferecer outro serviço, o que geraria um aumento na lucratividade.

Com o avanço da Medicina digital, uma ótima forma de aproveitar melhor o local é passando a armazenar todos os exames na nuvem. Dessa forma, os profissionais responsáveis possuem maior liberdade de acesso e facilidade para trabalhar, já que podem analisar o exame do paciente em qualquer lugar, usando uma senha de acesso.

Além disso, para oferecer esse serviço, a empresa precisa obter um certificado de segurança, além de criptografar todo o conteúdo, deixando-o legível apenas para pessoas autorizadas.

Capacitar a equipe

Se você está pensando em investir em mais tecnologia na sua clínica, a equipe precisará de treinamento adequado para se adaptar às novas ações de trabalho. Assim, os funcionários conseguirão aumentar a produtividade e reduzir custos em laudos de exames.

Com um consultório informatizado, os médicos poderão dar mais atenção aos pacientes e produzir os exames sem, necessariamente, estarem presentes na clínica. Essa é uma forma que preza pela eficiência e rapidez na gestão clínica.

Gostou de saber como reduzir custos em laudos de exames? Deseja ter acesso a outros conteúdos que vão ajudar você a gerenciar melhor a sua clínica? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter.