Como as ferramentas do sistema PACS mudam o trabalho do radiologista

As novas tecnologias estão revolucionando o trabalho na área da saúde, sobretudo na área de diagnósticos. Por exemplo, no caso das ferramentas do sistema PACS, os radiologistas podem contar com mais mobilidade, segurança, organização e redução no custo operacional.

Assim, o sistema de arquivamento e comunicação de imagens (Picture Archiving and Communication System – PACS) está se tornando uma ferramenta fundamental para aumentar a produtividade, gerando melhores resultados para os profissionais. Para entender melhor como essa tecnologia funciona, continue a leitura do texto. Confira!

Gestão integrada do fluxo de trabalho

O PACS pode ser totalmente integrado com outras ferramentas utilizadas no centro de diagnóstico, como o sistema de informação (Radiology Information System, ou RIS). Desta forma, todas as funções do fluxo de trabalho podem ser controladas e padronizadas para otimizar os processos.

Com a integração, fica mais fácil acessar todas as informações dos pacientes, comparar com exames anteriores e manipular as imagens. Com isso, os laudos são gerados de forma mais rápida e com mais qualidade, aumentando a precisão nos diagnósticos e a satisfação dos pacientes.

Leia também: Medicina Diagnóstica: como funciona a integração de sistemas

Substituição do uso de cópias impressas

A automação do processo de trabalho por meio das ferramentas do sistema PACS permite que todas as tarefas sejam realizadas on-line. Não é preciso preencher e consultar formulários e arquivos físicos, gerando uma economia significativa em papel e materiais de impressão.

Além disso, os arquivos ficam armazenados na plataforma, evitando perdas, podendo ser visualizados ou impressos sempre que necessário. As informações dos pacientes são consultadas de maneira automática, com a facilidade de não perder tempo consultando um arquivo físico.

Maior produtividade com acesso remoto

O sistema PACS pode funcionar totalmente online, com os arquivos armazenados em nuvem. Isso possibilita o acesso remoto, permitindo a integração entre os colaboradores e a troca de informações. Os laudos podem ser enviados diretamente para as clínicas e visualizados por médicos de qualquer lugar.

Tudo isso representa mais produtividade, uma vez que agiliza o fluxo de trabalho no centro de imagem e favorece o aumento no número de atendimentos. A entrega é bem maior, mais rápida e com mais qualidade, contribuindo com uma maior lucratividade da clínica em pouco tempo.

Segurança das informações dos pacientes

O próprio fato dos arquivos serem guardados na nuvem já representa uma segurança maior diante das perdas e danos a que estão sujeitos os arquivos físicos. No entanto, como o armazenamento e todo o funcionamento da plataforma online, o sistema conta com a proteção total por meio de firewalls, antimalwares e outros elementos que fornecem mais segurança em caso de tentativas de invasões.

O acesso também pode ser restringido, sendo mais fácil controlar as atividades dos colaboradores. O gestor pode liberar as funções no sistema de acordo com as tarefas de cada um.

Enfim, com as ferramentas do sistema PACS é possível integrar e otimizar toda a rotina do radiologista, com vantagens que podem ser percebidas em curto prazo. Para isso, é essencial contar com o trabalho dos parceiros certos, que podem garantir uma tecnologia realmente eficiente.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre novas tecnologias aplicadas à radiologia? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este.