Como usar agendas digitais para organizar o dia a dia do médico?

Fazer uso de agendas de papel é uma prática cada vez mais ultrapassada em qualquer tipo de negócio, sobretudo nas clínicas médicas que, na era digital, podem se beneficiar com toda a facilidade e organização, proporcionadas pelas agendas online.

Organizar o dia a dia do médico com agendas unificadas, que podem ser acessadas e modificadas em qualquer horário e lugar, deixa muitos problemas para trás.

Quer saber como adotar agendas digitais na sua clínica e se vale mesmo a pena? Leia nosso post e fique por dentro das vantagens desse sistema para todos os profissionais envolvidos no processo de atendimento dos pacientes, que também ficarão mais satisfeitos!

Como usar uma agenda online no consultório?

O cotidiano médico fica bem mais organizado e eficaz com a implantação de uma agenda digital, e para fazer o uso dessa tecnologia bastam alguns passos bem simples.

Substitua a agenda de papel

Uma agenda de papel não é nada prática perto do que a tecnologia pode oferecer. Afinal, ela ocupa um espaço físico determinado, pode ser esquecida ou ter as páginas danificadas e capacidade limitada para anotações. Além disso, quando é necessária a utilização de mais de uma podem ocorrer agendamentos duplicados.

Esses problemas deixam de existir quando se usa a agenda digital, que pode ser implantada a partir de um software de gestão ou por aplicativos.

Leia também: Agendamento online: conheça 5 benefícios para a clínica

Centralize as agendas

O dia a dia de um profissional da saúde envolve diversos compromissos e imprevistos, além disso, ele pode atender em mais de uma clínica.

Com a agenda online é possível unificar todos esses compromissos em apenas um arquivo, que pode ser modificado em tempo real, seja pelo médico ou pela secretária.

Além disso, é possível que os horários de todos os profissionais que atendam em uma determinada clínica sejam unificados, facilitando o trabalho da recepcionista e a organização entre eles.

Quais são as vantagens?

Facilidade para se organizar

Ninguém melhor do que o próprio médico para determinar seus compromissos e conhecer seu cotidiano.

Considerando o tempo necessário para atendimento de cada paciente e de locomoção, caso atenda em mais de um consultório, é possível que o próprio profissional organize sua agenda, compartilhando as informações com a secretária que, a partir daí, fará os agendamentos.

Além disso, caso um paciente ligue direto para o profissional, ele poderá agendar a consulta, sem precisar entrar em contato com o consultório.

Rapidez na verificação dos horários

Com a agenda online você pode verificar os horários das suas consultas em qualquer lugar, quando quiser, a partir de um computador, tablet ou smartphone.

Dessa forma, é possível se inteirar sobre modificações e atualizações feitas pela recepcionista, consultando, por exemplo, se houve algum cancelamento ou quem é o próximo paciente a ser atendido.

Agilidade na marcação de consultas

Como a agenda online é integrada aos dados dos pacientes, a recepcionista não precisa perguntar e anotar as informações de contato a cada marcação de consulta.

Por todos esses motivos, a agenda de papel deixou de ser uma boa alternativa para organizar o dia a dia do médico e a digital tornou-se uma tendência definitiva entre os profissionais de saúde.

Além disso, as agendas podem ser integradas a um consultório todo informatizado e a implantação desta transformação digital pode ser bem mais simples do que você imagina!