Por que um consultório informatizado é mais eficiente?

Hoje em dia, na maioria dos negócios o papel já é coisa do passado. Nas clínicas médicas a realidade não é diferente, já que os métodos tradicionais utilizados, como os prontuários em fichários, não são tão eficientes quando comparados aos eletrônicos.

Nesse sentido, um consultório informatizado é sinônimo de facilidade no trabalho e otimização do tempo e do espaço. Então, quer conhecer as vantagens que isso pode trazer? Continue lendo este post e veja como tornar a rotina da sua clínica mais eficiente!

Otimização do tempo e do espaço

Informatizar o consultório faz com que todos os funcionários economizem tempo, já que qualquer informação (como as agendas e prontuários, por exemplo) pode ser acessada com mais rapidez e agilidade.

Além do tempo, todo o espaço ocupado com arquivos físicos também é economizado, pois se torna desnecessário. Os papéis com históricos de pacientes, exames, fichas, entre outros, passarão a ser armazenados de forma eletrônica, logo, o único espaço necessário será o ocupado pelo computador.

Leia também: Medicina digital: como softwares inteligentes ajudam no diagnóstico

Agenda de fácil acesso

O gerenciamento da agenda de pacientes também se torna bem mais simples quando as consultas ficam disponíveis em um sistema integrado, pois não há mais a necessidade de consultar a agenda com a secretária a cada compromisso.

Com uma agenda centralizada você pode conferir as marcações de consultas de qualquer computador, sempre que for preciso. Além disso, ela evita que sejam programadas duas consultas ao mesmo tempo, ou em um horário que coincida com algum outro compromisso do profissional que atenderá o paciente.

Prontuários eletrônicos facilmente atualizados

Em um consultório informatizado, as fichas dos pacientes são armazenadas de forma bem mais segura, já que o acesso às informações do programa é restrito.

Outra vantagem dos prontuários eletrônicos é a fácil atualização das informações sobre o paciente, que são feitas diretamente no sistema. Assim, os registros são salvos em tempo real para posterior consulta, independentemente do horário, local ou quantidade de pessoas que estiverem consultando os dados naquele instante.

Redução de erros

Com o sistema informatizado, ao consultar um paciente, o médico já obtém todo o seu histórico, identificando sintomas passados, medicamentos em uso ou já utilizados em determinados tratamentos e resultados de exames. Realizar uma pesquisa sobre determinado dado do paciente também se torna mais prático.

Maior segurança das informações

Sabemos como é comum que informações sejam perdidas em um consultório. Os arquivos físicos, por exemplo, estão sujeitos a acidentes e podem, inclusive, ser danificados pelo tempo que estão em uso.

Além disso, a descentralização das informações, que podem estar espalhadas por mais de uma sala, pode provocar a perda de algum papel, o que sempre gera transtornos, sobretudo se não há tempo a perder.

No entanto, se as informações estão centralizadas em um programa — inclusive as financeiras — os processos se tornam bem mais rápidos, eficientes e seguros, já que o acesso aos dados é mais restrito, mantendo-se a privacidade dos pacientes de forma ideal.

Enfim, diante de tudo isso, um consultório informatizado é a garantia de melhor organização e eficiência no trabalho de todos os envolvidos, desde a secretária até o profissional de saúde, o que gera maior satisfação dos pacientes.

E aí, gostou do post? Quer saber ainda mais sobre como informatizar o seu consultório? Então entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar.