Entenda como conquistar novos pacientes gastando menos

Diante da competitividade do mercado atual, oferecer serviços de qualidade e descobrir como conquistar novos pacientes é, sem dúvida, a prioridade de qualquer estabelecimento de saúde.

Entretanto, essa tarefa costuma demandar um pouco mais de dinheiro na contratação de efetivos para o setor de atendimento, no investimento em marketing, entre outras coisas.

Mas a verdade é que esse não precisa ser um processo com um custo elevado, pois há formas simples de otimizar a agenda do seu consultório, sem a necessidade de grandes investimentos. Continue a leitura e conheça as melhores estratégias para conquistar novos pacientes!

Por que é importante conquistar novos pacientes?

Por mais que a demanda do seu consultório médico seja elevada, muitos pacientes não ficam nele para sempre e isso é algo bom. Muitos deles estão com doenças temporárias e não precisam realizar exames por muito tempo; pois, nesses casos, logo terão a saúde restabelecida.

Portanto, conseguir novos pacientes é essencial para manter o seu consultório sempre em amplo funcionamento. Os pacientes são como o oxigênio para o fogo: se não têm pacientes, a clínica ou o consultório não tem como funcionar.

Como conquistar novos pacientes?

1. Ofereça um serviço melhor

Uma boa parte da sua propaganda vem do bom e velho “boca a boca”. Quando se fala em medicina, os pacientes acabam indo a um consultório por indicação de um amigo ou parente que gostou dos serviços que foram oferecidos.

Logo, reduza consideravelmente o tempo de espera para o atendimento, ofereça a marcação de horários pela internet e também o resultado de exames pela rede. Assim, você aumentará a satisfação do cliente pelos serviços oferecidos, já que ele nem precisará sair de casa para ter o que precisa.

2. Crie mais canais de comunicação

Outra forma de melhorar o atendimento é oferecer mais canais de comunicação para os pacientes e também para os prováveis.

Em época de smartphone, tablets, redes sociais e outras formas de acesso à tecnologias é praticamente impossível pensar em um consultório médico que não esteja no meio digital. Crie uma página no Facebook ou um perfil em qualquer outra rede social que seja mais compatível com o seu negócio. Assim, você amplia as formas de contato com seus pacientes, além de promover maior interação, como o uso de chat online, por exemplo.

3. Tenha um blog

Ter um blog é uma forma simples e de baixo custo para promover a sua clínica. É uma ótima maneira de educar os seus pacientes e você estará de acordo com os novos hábitos do consumidor.

Hoje em dia, quando o paciente sente algo, mesmo antes de procurar um médico, ele vai rapidamente pesquisar na internet sobre aqueles sintomas. Em geral, as pessoas fazem isso até por curiosidade. Então, se o blog da sua clínica oferecer as respostas que ele precisa, ficará muito mais fácil conquistá-lo.

4. Faça pesquisas de satisfação

Como saber se os pacientes estão satisfeitos com os serviços que o seu consultório oferece? É bem simples: pergunte por meio de pesquisas de satisfação e incentive seus pacientes a respondê-las.

O ideal é fazer uma pesquisa com poucas perguntas e com respostas objetivas como “sim” ou “não”. Uma boa opção é usar a escala numérica de 0 a 10. Assim, você poderá identificar algo que falta ou que precisa de melhorias no seu estabelecimento.

Como implementar esses serviços?

Há empresas, atualmente, que oferecem todos esses serviços e outros similares. E isso, de forma segura e sem um custo elevado para clínicas e consultórios médicos, principalmente.

Por exemplo, elas indicam softwares que conseguem oferecer um ambiente seguro para laudos e demais resultados de exames. Protegidos pelo uso de senha pessoal, somente o próprio paciente e o seu médico terão acesso a esses documentos.

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