Os 5 segredos para aumentar rentabilidade da clínica

O maior propósito de um consultório é oferecer sempre o melhor serviço e cuidar da saúde dos pacientes.

Uma das medidas para transformar este objetivo em realidade é aumentar a rentabilidade da clínica, afinal, para oferecer um bom atendimento e poder realizar procedimentos de qualidade é essencial ter retorno sobre os investimentos.

Quer saber como você pode fazer isso? Então continue a leitura deste post e descubra os segredos para melhorar os resultados financeiros da sua instituição de saúde!

1. Envie avisos sobre as consultas

Todos nós temos falhas e o esquecimento é uma delas, ainda mais com a enxurrada de informações que recebemos todos os dias pela internet.

Além disso, nossa mente precisa armazenar diversas senhas de cartões, e-mails, redes sociais e outros dados diariamente.

Para evitar que os pacientes esqueçam a consulta marcada, deixem de comparecer e acabem atrapalhando a sua agenda e o atendimento de outras pessoas, vale a pena enviar mensagens de alerta com antecedência.

2. Crie uma agenda mais dinâmica

Por falar em agenda, ela é de extrema importância para organizar o seu dia durante os atendimentos. Entender que cada paciente tem suas particularidades e que o tempo de consulta não tem como ser padronizado, é o primeiro passo.

Mesmo que você não saiba quanto tempo levará cada atendimento, é possível saber um pouco mais sobre aqueles que vão ao seu consultório com certa frequência.

Alguns pacientes gostam de questionar mais e outros possuem necessidades de tratamento que podem precisar de mais tempo. Observe estas características e leve isso em conta no seu planejamento.

De qualquer forma, é sempre bom deixar um horário vago na agenda. Atrasos podem acontecer ou até mesmo surgir alguma emergência. Esse tempo deve ser reservado para os imprevistos de forma que não prejudique o atendimento de outros pacientes.

3. Invista em tecnologia

Ter a tecnologia a seu favor é muito importante. Você poderá entregar os exames dos pacientes e encaminhá-los para tratamento com mais agilidade. Isso será bom para você e também para o paciente, que ficará mais tranquilo tendo os resultados em mãos.

Você ainda pode disponibilizar os exames de forma online, oferecendo assim mais comodidade aos seus pacientes.

Além disso, com acesso a programas mais modernos é possível também investir na gestão da clínica sem gastar muito. É muito melhor fazer isso por meio de um software e verificar todas as necessidades da clínica de perto, do que terceirizar esse tipo de serviço e ficar à margem dos acontecimentos.

Com a tecnologia, você poderá identificar, por exemplo, quais setores precisam de mais investimento, quais trarão maior rentabilidade para a clínica e quais estão desperdiçando recursos.

4. Ofereça mais opções de pagamento

Já aconteceu alguma situação de estar apenas com o seu cartão – de débito ou de crédito – não poder comprar algo porque a loja ou empresa não oferecia esse meio de pagamento?

Isso não pode acontecer na sua clínica. O ideal é oferecer os mais diversos tipos de pagamentos: cheques, carnês, boletos, cartão de crédito (à vista ou parcelado), entre outros.

Quanto mais serviços de qualidade você oferecer, melhor para a clínica e para o paciente. Por meio de dicas simples, como as que foram apresentadas neste post, será possível aumentar seu desempenho como profissional e empreendedor.

Uma das formas de melhorar a rentabilidade da clínica é investindo em tecnologia, e sobre isso não há dúvidas. Agora, que tal descobrir quais são as vantagens do uso da telerradiologia para o seu estabelecimento?