Como proporcionar uma experiência incrível para seu paciente

Por mais que as instituições de saúde lidem com pessoas, muitas vezes é difícil vê-las como clientes. No entanto, assim como em qualquer empresa, todos querem ser bem atendidos e receber um serviço de qualidade. É por esse motivo que tem se falado cada vez mais em melhorar a experiência do paciente.

Desde o agendamento até o recebimento de resultados de exames ou a marcação de retornos, sua clínica ou consultório está sendo avaliado por pessoas cada dia mais exigentes. Veja algumas dicas para aumentar a satisfação dos pacientes e melhorar os seus resultados.

Otimize o tempo de atendimento e de espera

A principal desculpa para a maioria das pessoas não cuidar da saúde é a falta de tempo. Realmente, com uma rotina tão agitada e com tantos compromissos, contar com serviços mais ágeis pode ser um grande diferencial. Então, por que não reduzir o tempo em que elas recebem tratamento?

Para isso, é preciso haver pontualidade, organização, agilidade e muita boa vontade dos profissionais, bem como uma boa gestão administrativa e de pessoas. Além disso, podem ser utilizados sistemas online que ofereçam mais rapidez aos processos como um todo.

Utilize ferramentas de tecnologia de gestão

A informatização e a integração dos sistemas é uma necessidade de todas as instituições de saúde, das menores às maiores. Isso porque a segurança das informações, a eficiência e a rapidez nos processos são fundamentais para se oferecer uma boa experiência para o paciente.

Para tanto, podem ser utilizadas ferramentas de gestão administrativa e financeira, agendamento e cancelamento de exames, prontuário eletrônico, entrega de resultados de exames, entre outras soluções. Todas as informações podem ser armazenadas em nuvem e acessadas por qualquer dispositivo e de qualquer lugar, dando mais comodidade aos pacientes.

Aproveite também todas as formas de se comunicar com eles. Vale usar SMS, e-mail, mensagem de voz e até aplicativos, desde que se tenha o devido consentimento. O importante é que o paciente se sinta bem atendido e bem acolhido pelos profissionais e pela instituição.

Treine a equipe para uma melhor experiência do paciente

Por fim, de nada adianta agilizar e modernizar os processos se a sua equipe profissional não está preparada para isso. Inclusive, esse é o fator que costuma receber mais reclamações. As longas jornadas e as condições ruins de trabalho muitas vezes fazem com que os funcionários se sintam insatisfeitos, descontando involuntariamente nos pacientes. A falta de preparo para lidar com algumas situações só complica o cenário.

Independentemente se isso acontece ou não na sua instituição, certifique-se de que sua equipe está realmente satisfeita. Assim, realize pesquisas de clima, dinâmicas de integração e outros eventos que podem aumentar o entrosamento e ajudar a entender quais são as necessidades dos seus colaboradores.

Só então realize treinamentos para otimizar o atendimento e melhorar o relacionamento com os pacientes. É necessário que todos passem por esse processo — desde a recepção até o corpo médico — e entendam a importância para o bom funcionamento de toda a instituição.

Preocupar-se com a experiência do paciente é apenas um dos pontos que podem ser melhorados na gestão médica. Antes de adotar qualquer novidade, certifique-se de suas reais necessidades, conhecendo bem seus colaboradores e sua instituição.

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