Excel é a melhor opção para gerenciar a clínica?

Realizar o controle adequado de dados é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

Na área da saúde, entretanto, uma boa gestão não representa apenas o sucesso do negócio, pois lida com a vida e o bem-estar das pessoas. Ou seja, com tantos riscos inerentes, é necessário poder contar com informações seguras para gerenciar a clínica ou consultório.

A seguir, confira algumas dicas e modelos de gestão para otimizar o seu dia a dia e melhorar o funcionamento da sua instituição de saúde.

Como realizar uma gestão adequada?

Antes de tudo, é preciso entender bem o seu negócio, conhecendo as suas qualidades e deficiências. Só assim você poderá determinar o que serve ou não para a sua situação e de acordo com o que pode pagar. Não adianta tentar resolver um problema com soluções que não geram o retorno esperado.

A partir daí, dá para traçar um panorama das funções necessárias para gerenciar a clínica com eficiência. Durante anos, as planilhas foram as ferramentas fundamentais, primeiro na forma física, depois no Excel. Quando elas surgiram, foram tidas como grandes transformadoras na gestão de empresas.

No entanto, o grande volume de informações gerado atualmente demanda ferramentas e processos mais modernos e eficientes. Para isso, existem diversos sistemas de gestão, que armazenam e processam dados de maneira rápida e precisa, realizando tarefas automaticamente.

Além de armazenar dados de forma segura, eles geram prontuários eletrônicos, cuidam da gestão financeira, realizam agendamento, cancelamento e entrega de resultados de exames, bem como geram dados inteligentes que podem ser usados no planejamento estratégico, no marketing e no pós-atendimento.

O que considerar ao escolher um software?

Com a quantidade imensa de empresas que disponibilizam sistemas digitais de gestão, é bom ficar atento aos seguintes pontos:

  • reputação da empresa: procure recomendações e confira a documentação antes de assinar contrato;
  • suporte eficiente: o fornecedor precisa oferecer um acompanhamento adequado em todas as etapas;
  • usabilidade da interface: a ferramenta deve facilitar a sua rotina, e não complicar ainda mais;
  • capacidade de armazenamento: compare a quantidade de dados com o preço da solução;
  • possibilidade de customização: é bom poder adequar o sistema às necessidades da sua clínica;
  • segurança: conheça os mecanismos para a segurança da informação, como armazenamento em nuvem, backup e criptografia.

Quais as vantagens de usar tecnologia ao gerenciar a clínica?

O Excel pode ter ajudado bastante por um tempo, mas ficou ultrapassado. Os sistemas de gestão online otimizam a rotina, permitem maior personalização do atendimento e dos processos e ajudam a economizar com pessoas, espaço físico e materiais.

Eles também possibilitam a integração entre plataformas de diferentes instituições, com troca de informações mais rápidas e seguras, e agilizam a comunicação entre os colaboradores e com profissionais externos.

Com sistemas de gestão online, você pode gerenciar a clínica ou consultório de modo mais eficiente, promovendo sinergia nos seus processos. Isso representa não só mais benefícios para o seu negócio, mas para os seus pacientes, que conseguem mais segurança e rapidez no atendimento.

Gostou destas dicas? Se quiser se aprofundar no assunto, baixe o nosso e-book “Os segredos para otimizar a gestão da sua clínica”!