Hospital digital: características e vantagens da modernização

A internet, aliada à tecnologia em expansão, vem se tornando imprescindível para o funcionamento das clínicas. Ela se tornou tão importante que, hoje, já estamos vivendo na era do hospital digital. A modernização se tornou um grande diferencial, não só por oferecer um melhor atendimento como, também, por aumentar os lucros e o desempenho da equipe.

Mas, você sabe o que é um hospital digital? Confira, neste post, as suas características e benefícios!

O que é um hospital digital?

Ele é mais do que um conceito: é um novo jeito de melhorar a saúde das pessoas. Com as novas tecnologias, as clínicas podem se tornar mais otimizadas e gerir melhor seus processos, permitindo, assim, diversas vantagens.

Estamos falando de locais que possuem um prontuário eletrônico, agendam a consulta pela internet, oferecem soluções em diagnóstico por imagem e utilizam as inovações tecnológicas, de uma forma geral, para melhorar o funcionamento do sistema.

Leia também: Medicina diagnóstica: 6 cuidados na escolha da tecnologia de gestão

Quais são suas vantagens?

1. Aumenta a economia

A organização passa a economizar nos mais diversos setores. Por exemplo, um sistema de automação de marketing consegue disparar e-mails automaticamente para aqueles que aceitaram recebê-lo. Quando você usa a tecnologia para dar informações com dicas ou, até mesmo, para enviar o lembrete da consulta marcada, será mais barato que usar o tempo de um funcionário para isso.

2. Proporciona mais possibilidades

Digamos que você queira ampliar o quadro de profissionais especializados, mas ainda não conseguiu fazer isso por falta de espaço na clínica ou no hospital. Um espaço que é utilizado somente para a guarda de documentos poderia ser reaproveitado e destinado a outros profissionais, certo? É aí que o armazenamento em nuvem pode te ajudar!

Os documentos poderão ser digitalizados, proporcionando espaço para oferecer mais um serviço aos seus pacientes. Além disso, quando os documentos são armazenados dessa forma, não há envelhecimento do material e nem a possível perda de dados, facilitando o acesso contínuo.

3. Possui maior rapidez

Se tem uma coisa que a tecnologia proporciona é praticidade e rapidez. Um exame que poderia demorar muito tempo para chegar até um especialista, agora só necessita de alguns minutos. O acesso ao histórico e aos exames do paciente fica mais fácil, permitindo, assim, um diagnóstico mais veloz e preciso.

4. Oferece mais segurança ao paciente

Com o uso de tecnologia, o erro médico é minimizado, passando, assim, mais confiança ao paciente e também a toda a equipe. Além disso, caso haja alguma complicação e o médico responsável não esteja presente, é possível que ele acesse todas as informações do paciente de onde estiver e forneça as instruções necessárias à equipe.

5. Otimiza os processos

A sua equipe pode ser muito mais produtiva se não estiver ocupada fazendo coisas que poderiam ser realizadas — e da melhor forma possível — pela tecnologia, caso ela estivesse presente em sua clínica. Alguns processos podem ser realizados através de um programa como, por exemplo, o agendamento de consultas.

Outra forma de usar softwares para melhorar o funcionamento do hospital é apostando em um que ofereça gestão financeira. É possível definir em que setores estão os maiores gastos e como eles podem ser reduzidos sem deixar de ofertar um excelente serviço.

Agora que você já conhece as características e vantagens de um hospital digital, curta a nossa página no Facebook para conferir mais conteúdos como este!

Gostou do blog? Compartilhe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *