Conheça as vantagens do BI na área da saúde

Em um mundo cada vez mais competitivo, o uso de Business Intelligence se tornou fundamental para o desenvolvimento das estratégias de negócio. Em diversas áreas, ter informações precisas, bem organizadas e analisadas, passou a ser determinante para o sucesso.

Assim, o uso de BI na área da saúde é bastante compreensível, tendo em vista que o setor é sempre pressionado a oferecer um serviço com muita qualidade e eficiência.

O que é Business Intelligence

Com o constante surgimento de novas tecnologias, as empresas não podem mais depender apenas da intuição e de boas ideias para dar certo. É preciso conhecer bem os clientes e as tendências de mercado. Isso só é possível com a obtenção de informações confiáveis. Contudo, processá-las e analisá-las em um tempo hábil tornou-se um desafio.

Dessa necessidade surgiu o Business Intelligence. Trata-se de um processo de obtenção, organização, análise e monitoramento de dados que ajudam na gestão de uma empresa.

Para isso, são utilizadas bases teóricas, metodológicas, estruturais e tecnológicas que recolhem diversas informações e as transformam em fundamentos para a tomada de decisões. Existem diversas ferramentas capazes de realizar esses processos de maneira rápida e precisa.

Os benefícios do uso de BI na área da saúde

O Business Intelligence ainda é pouco utilizado na área da saúde. No entanto, com o aumento constante da cobrança por um melhor atendimento, essa realidade tende a mudar.

O BI possui amplas aplicações que envolvem desde a gestão administrativa e financeira até o funcionamento do corpo médico e o cuidado com os pacientes. Com o aumento da quantidade de dados, oferece uma análise detalhada e uma melhor interpretação sobre as reais necessidades da clínica ou hospital.

Assim, pode-se ter uma visão mais completa dos procedimentos operacionais. É o caso, por exemplo, do entendimento do quadro clínico de pacientes, da gestão da equipe médica, do diagnóstico e da entrega de resultados de exames, da resolução de situações adversas, entre outros pontos que podem comprometer o funcionamento da instituição.

Como a análise inteligente de dados otimiza o dia a dia

A melhor compreensão sobre a instituição de saúde contribui para uma gestão eficiente em todas as frentes. O executivo não precisa mais se basear na estratégia de tentativa e erro, pois passa a planejar as ações e a definir estratégias com base em conhecimentos reais sobre o hospital ou a clínica.

Deste modo, o gestor de saúde pode poupar recursos em determinados setores e aplicá-los em outros. Também consegue reduzir o tempo de realização de procedimentos, otimizando o atendimento e oferecendo mais segurança aos pacientes.

Tudo isso contribui para um planejamento mais organizado, com a gestão de riscos e resultados voltada para uma melhor performance. O uso de ferramentas de BI na área da saúde pode representar uma ruptura com antigos processos que contrariam a demanda dos pacientes por um atendimento mais seguro e com mais qualidade.

Gostou deste post sobre a utilização de BI área da saúde? Veja também as vantagens do uso da telerradiologia em uma clínica médica!