Como a tecnologia ajuda a reduzir gastos no consultório médico

A tecnologia passou a ter um papel essencial nas nossas vidas e a medicina avança a cada dia graças a essa revolução tecnológica . São novos medicamentos, exames e softwares que facilitam a vida de toda a equipe de saúde e também ajudam a reduzir gastos no consultório.

Algumas pessoas ficam com medo quando o termo “reduzir gastos” aparece. Muitas associam essas palavras com redução da qualidade dos serviços e demissão de funcionários. Porém, é possível diminuir os custos no final do mês sem ter esses pontos negativos.

A tecnologia consegue fazer isso de forma indireta, através de ferramentas que otimizam e aumentam a produtividade, e também de forma direta quando ajudam na gestão financeira da clínica. Veja, abaixo, como isso pode se tornar realidade e em quais setores essas inovações podem ajudar!

Marcação de consultas e exames online

As pessoas levam uma vida mais agitada do que nunca com diversos compromissos e lugares para ir. Com tantos afazeres, acabam esquecendo a própria saúde e, quando chegam em casa, já está tarde e não podem mais ligar para marcar uma consulta ou agendar um exame.

A marcação online facilita, não apenas a vida do paciente, como a de toda equipe de saúde, especialmente daqueles que estão na linha de frente. O agendamento pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso também permite que parte das pessoas que trabalham no atendimento possam ser deslocadas para setores com maior demanda.

Leia também: Como tornar a gestão de exames e diagnóstico mais eficiente

Software de gestão

Existem diversos softwares que podem ajudar na gestão da clínica como um todo. Não é mais necessário terceirizar esse serviço ou mesmo fazer por conta própria, tomando um tempo precioso e dando muito trabalho.

É possível analisar qual setor que está tendo mais despesa e, a partir disso, pensar em soluções para minimizar os gastos. Também é possível analisar qual setor está deixando de atender pacientes por falta de recursos.

Digitalização de exames

É comum que clínicas reservem um espaço relativamente grande para arquivar documentos dos mais diversos pacientes. Porém, além de ser arriscado, já que os dados podem ficar apagados com o passar do tempo, você está perdendo uma sala que poderia ser usada para oferecer mais um serviço médico.

Portanto, o melhor a fazer é utilizar um programa que consiga digitalizar não apenas os prontuários, como também o exame dos pacientes. Assim, é possível otimizar os processos já que esses dados podem ir para a computação em nuvem onde paciente, médico e equipe tenham acesso de onde estiverem.

Envio de mensagens

Quer evitar que os pacientes atrasem ou mesmo não apareçam, atrapalhando a sua agenda? Há programas que otimizam envios de mensagens lembrando o paciente do dia e da data do exame ou consulta. Você pode programar para que esse disparo seja efetuado 24 horas antes da hora marcada, por exemplo.

Existem diversas outras formas de reduzir os custos da sua clínica com a tecnologia. Não tenha medo de usar as inovações tecnológicas a seu favor e busque por soluções que tragam resultados e aumentem a eficiência de seus serviços.

Agora que você já aprendeu como a tecnologia pode reduzir gastos no consultório, que tal descobrir o que é interoperabilidade em saúde?