Como tornar a gestão de exames e diagnóstico mais eficiente

O principal objetivo de uma clínica é sempre atender os seus pacientes da melhor maneira possível. E uma das formas de fazer isso é realizando um diagnóstico mais eficiente.

Para tanto, é possível utilizar uma tecnologia que consiga gerir o consultório médico de forma organizada para otimizar os processos que acontecem dentro dele.

Neste post, veremos formas de como colocar isso em prática, deixando o trabalho da equipe mais eficaz e promovendo um serviço de qualidade!

1. Digitalização de imagens

Pensemos na seguinte situação: o seu paciente possui uma patologia e você precisa com urgência de um especialista no assunto para realizar o diagnóstico. Porém, se o profissional estiver em outro estado no momento, como resolver esse problema?

Usando tecnologias de digitalização de exames e disponibilizando os resultados numa central na nuvem, onde todas as pessoas autorizadas possam ter acesso remoto, o problema estará resolvido. E o melhor: tudo feito de forma rápida e oferecendo um diagnóstico mais preciso, o que, por sua vez, faz com que o tratamento seja iniciado rapidamente.

2. Agendamento online

Pode até não parecer, mas, indiretamente, o agendamento online está relacionado a um diagnóstico mais eficiente. Até a entrega dos exames, várias etapas são realizadas dentro da clínica, e a primeira delas é a marcação da consulta.

Quando o paciente pode fazer isso de forma online, há muito mais comodidade tanto para ele quanto para a clínica. Não será mais necessário ter tantos funcionários direcionados para o setor e, além disso, a primeira etapa da realização dos exames será executada de forma mais eficiente, diminuindo a demora no atendimento.

3. Modificação dos processos

Pense em cada etapa do diagnóstico até que este seja entregue ao paciente, indo da mais simples até a mais complexa. Sempre há algo a melhorar, um custo a minimizar, um desperdício a eliminar.

Uma alternativa para resolver esses problemas é providenciar a instalação de um software de gestão. O programa analisará todos os processos de cada setor e, com essa medida, ficará bem mais fácil identificar o que precisa ou não ser modificado.

4. Laudo virtual

A entrega de laudos médicos de forma virtual é outro ponto que precisa ser incorporado para oferecer maior agilidade ao paciente e à clínica. Assim, a pessoa pode receber o resultado de seu exame em casa, sem ter que se deslocar ao consultório. E a maior vantagem é que o paciente poderá acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora.

Essa simples mudança oferece muitas vantagens:

  • garante maior comodidade para as pessoas atendidas;
  • reduz os custos de operação da clínica;
  • promove a fidelização de pacientes;
  • possibilita a criação de arquivo eletrônico, permitindo fácil acesso aos dados sempre que necessário.

Entendeu como deixar o diagnóstico mais eficiente? Então, continue aprendendo aqui no blog: leia também o artigo “Medicina diagnóstica: 6 cuidados na escolha da tecnologia de gestão“!