3 vantagens de disponibilizar os resultados de exame online

Disponibilizar resultados de exame online é uma tendência que beneficia todos os envolvidos: otimiza as ferramentas clínicas, facilita a entrega e propicia a instituição de intervenções terapêuticas de forma mais precoce. Essa estratégia configura-se como mais uma tecnologia em prol da assistência ao paciente.

Além disso, possibilita produtividade nas atividades desenvolvidas, qualidade nos laudos emitidos e segurança nas movimentações geradas nas plataformas informatizadas com vistas à sustentabilidade financeira das empresas.

Quer conhecer as vantagens em disponibilizar exames online? Então, este post é para você! Continue a leitura e confira os benefícios dessa opção!

1. Maior autonomia para o paciente

As empresas que oferecem resultados de exames online proporcionam maior autonomia para o paciente. Isso porque eles terão controle sobre a impressão desses documentos e acesso aos dados clínicos a qualquer momento.

Ademais, esses sistemas informatizados armazenam o histórico dos exames realizados, e dependendo da condição clínica do paciente, esse fator será fundamental para avaliar o seu prognóstico. O histórico dos dados clínicos também evita a repetição desnecessária de um procedimento que ainda poderá ser interpretado para fins de diagnóstico.

Esse serviço diferenciado possibilita fidelização do cliente na medida em que buscará sempre por comodidade, facilidade e independência na liberação de resultados dos exames clínicos solicitados.

Leia também: Telemedicina e Telessaúde como aliadas no atendimento ao paciente

2. Redução de custos da instituição clínica

Para os gestores, oferecer resultados online para os pacientes possibilita uma redução de custos significativa. Isso é evidenciado pelo menor armazenamento dos documentos dos pacientes e otimização do espaço para outras atividades.

Além disso, com uma plataforma informatizada para acesso rápido aos exames, as reclamações provenientes de demoras e filas, confusão na entrega de laudos devido a homônimos ou extravio por parte da equipe administrativa da clínica serão eliminadas.

3. Melhoria das atividades administrativas

Com a disponibilização dos resultados online, a equipe administrativa ficará encarregada de outras atividades gerenciais igualmente importantes. Isso porque não terá que se preocupar com a entrega pessoal dos exames, destinando esforços para outros serviços.

Com isso, os gestores poderão vislumbrar melhorias no atendimento dos novos pacientes, utilizar a tecnologia para implantar serviços diferenciados e acompanhar a percepção dos indivíduos frente a essa nova proposta.

Além disso, a responsabilidade pelos exames é do paciente e não haverá mais intermediários para essa ação. Isso retira um peso enorme da equipe administrativa que, por descuido ou sobrecarga de trabalho, pode cometer erros na entrega de documentos aos pacientes.

A estratégia de disponibilizar resultados clínicos online é uma necessidade crescente e traz benefícios para todos os envolvidos. De um lado, percebe-se a maior autonomia do paciente em acessar os resultados a qualquer momento no conforto de sua residência ou durante a consulta clínica. Do outro lado, verifica-se a boa perspectiva dos profissionais clínicos em obter o histórico do paciente e tomar decisões clínicas mais embasadas.

E você, está pensando em disponibilizar resultados de exame online para seus pacientes? Entendeu os principais benefícios? Ainda não se convenceu das vantagens dessa tecnologia? Então, aproveite e leia também TI na área de saúde: como melhorar o dia a dia com a tecnologia.