As vantagens do uso da Telerradiologia em uma clínica médica

Em um mundo cada vez mais conectado — onde as dificuldades impostas pelas distâncias físicas têm sido gradativamente superadas com o auxílio da tecnologia — ficou cada vez mais fácil encontrar soluções para problemas que antes pareciam impossíveis de serem resolvidos.

Tais problemas são ainda mais perceptíveis em um país com as dimensões territoriais do Brasil, onde, em locais mais afastados, é trabalhoso encontrar especialistas qualificados para realização de certos tipos de diagnósticos por imagem.

Para solucionar essas dificuldades e garantir entregas de exames de modo eficiente e de qualidade, surgiu a Telerradiologia: uma maneira de obter, facilmente, esses resultados por meio dos recursos de telecomunicação.

No texto abaixo, você descobrirá o que é e quais são as vantagens da contratação dos recursos de Telerradiologia. Confira!

O que é Telerradiologia?

Entende-se por Telerradiologia um ramo da telemedicina no qual médicos e profissionais da área da saúde, em geral, têm acesso remoto a exames feitos em locais afastados, permitindo a realização de laudos a distância.

É uma ferramenta para quem busca reduzir gastos em sua clínica ou consultório e quer oferecer aos pacientes um exame radiológico com mais qualidade e rapidez.

Como funciona?

As imagens geradas são enviadas por meio da rede para o profissional contratado, produzindo um laudo a distância de altíssima qualidade, que será enviado ao hospital, clínica ou centro de diagnóstico.

Telerradiologia necessita de elementos básicos para ser implementada. Com um computador, serviço de internet e uma estação de trabalho para o médico radiologista, já é possível fornecer as condições necessárias para a utilização do serviço.

Para implementar uma estratégia de telemedicina diagnóstica, é necessário considerar alguns aspectos, como veremos a seguir.

1. Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens

O primeiro passo é a instalação de um Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS, abreviação para o termo em inglês). Com ele, é possível capturar, armazenar e distribuir os filmes e as imagens geradas nos exames.

Esse sistema permite a visualização dos resultados de forma remota, ou seja, em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Isso permite ao médico realizar os laudos a distância e enviá-los para onde desejar.

2. Link de comunicação

Para que a Telerradiologia desempenhe seu papel, é primordial que haja uma rede de acesso à internet de alta qualidade e velocidade, que vai variar de acordo com o volume de exames e o tamanho das imagens.

3. Definição de processos

É necessário conhecer sobre o monitoramento e a disponibilidade dos profissionais, decidir se eles serão contratados ou se o serviço será terceirizado, além de estipular os protocolos exclusivos para sua clínica ou consultório.

4. Portal de exames

Dentro do sistema PACS, existe o portal de exames — uma área para a comunicação entre o prestador e o paciente. Nesse portal, é possível que o paciente tenha acesso remoto aos laudos de seus exames e imagens da mesma forma que já acontece com os exames laboratoriais.

Incorporação de TI na gestão da saúde proporciona mobilidade e eficiência no atendimento ao paciente.

Quais são os benefícios?

São muitas as vantagens que a Telerradiologia pode oferecer a sua clínica ou consultório. Entre os benefícios mais notáveis, estão a redução de custos para o prestador de serviços e a melhoria da qualidade laudos e imagens entregues aos pacientes ou aos médicos solicitantes.

Vários motivos justificam os custos menores ao utilizar a Telerradiologia. Um deles é que se torna mais barato contratar um serviço terceirizado do que um radiologista próprio, sendo o valor pago por exame e não mais por carga horária de trabalho.

Enquanto a contratação de um radiologista pode custar mais de 300.000 reais por ano, um serviço terceirizado de Telerradiologia custa entre 40 e 60 reais por laudo. Tudo isso sem o impedimento de férias, feriados ou fins de semana, já que empresas que oferecem esse tipo de atendimento possuem uma estrutura adequada para todo tipo de demanda.

Além disso, os custos com esse exame tornam-se variáveis em vez de fixos, pois só vão existir quando houver, de fato, demanda de radiologia, podendo gerar uma economia significativa no fim do ano.

Outro benefício que cabe ressaltar é a viabilidade e a aplicabilidade da Telerradiologia. Os serviços, hoje, já oferecem uma equipe em tempo integral, que estará disponível a qualquer hora para realizar os laudos e entregá-los com mais agilidade, ao contrário do que aconteceria presencialmente, quando terminava o expediente do médico radiologista e o paciente deveria aguardar até o dia seguinte.

Atualmente, os laudos a distância ficam prontos com mais rapidez e podem, assim, oferecer um conforto maior aos seus pacientes e até mesmo aos médicos . Os clientes valorizam estabelecimentos que ofereçam serviço de qualidade, num tempo rápido e por um baixo preço. E a Telerradiologia oferece tudo isso!

Por falar em tempo e rapidez no envio de laudos, temos que citar outra grande importância da telerradiologia. Ela é recomendada para as situações de urgência médica, como um acidente grave no qual o paciente necessita de um raio-x. Com a telerradiografia, é possível, rapidamente, obter o diagnóstico para realizar a terapêutica necessária.

Posso confiar em um laudo a distância?

Um serviço de Telerradiologia não só possui toda a estrutura necessária para produzir o melhor diagnóstico possível, como também dispõe de profissionais de qualidade e contratados, exclusivamente, para essa função. Além disso, os centros são abastecidos com todo o tipo de tecnologia necessária para a produção de um laudo rápido, preciso e de qualidade.

Quando se pensa em locais mais afastados, onde, normalmente, há dificuldade na contratação de profissionais, os serviços de radiologia deixam de ser uma preocupação a mais.

Onde eu posso contratar uma empresa desse tipo?

A Telerradiologia é uma área que cresce cada vez mais no Brasil e já é adotada por diversas clínicas, consultórios, hospitais e centros de diagnóstico espalhados por todo o país.

Caso você tenha interesse pela contratação, procure por uma empresa que tenha uma boa experiência de mercado e excelência na produção de laudos a distância. Sempre procure saber sobre a segurança dos dados de seus pacientes, uma vez que o serviço utiliza a internet como meio de comunicação.

E então? Se interessou pelas vantagens que a Telerradiologia proporciona? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!