Como a tecnologia pode ser uma aliada no consultório médico

O uso da tecnologia no consultório médico tem otimizado consideravelmente as atividades clínicas e gerenciais para os profissionais de saúde. Além de organizar a rotina, facilita os processos financeiros e diminui os trabalhos manuais. As vantagens são diversas e adequadas conforme o perfil da instituição de saúde em relação aos serviços oferecidos, aos profissionais envolvidos e ao montante financeiro.

Quer saber como a tecnologia no consultório médico pode ser uma ótima opção? Conheça agora as principais utilidades de um software clínico e fique por dentro das novidades!

A novidade da agenda eletrônica

A agenda eletrônica é um recurso interessante, que foi pensado para facilitar o cotidiano dos pacientes. Por meio dessa estratégia, é possível ter um relatório sobre os horários mais concorridos, bem como os mais ociosos.

Assim, é possível remanejar os horários vagos, criar oportunidades para os médicos e readequar as atividades ofertadas conforme o cenário confiável que se mostra nos relatórios obtidos pelos softwares.

Ademais, algumas plataformas possibilitam o agendamento online de consultas, o que permite a escolha do horário de melhor conveniência para o paciente. Além disso, alguns softwares já enviam mensagem de confirmação sobre esse compromisso.

Controle dos processos administrativos

A tecnologia tem facilitado o cotidiano doméstico, possibilitado maiores opções de diversão e controlado os processos de diversos setores administrativos, contábeis e gerenciais. Na saúde, a tecnologia de gestão tem mostrado resultados animadores.

Por meio dos recursos tecnológicos, pode-se realizar cirurgias menos invasivas, conectar-se com especialistas a distância e acompanhar procedimentos clínicos por videoconferência. Logo, os softwares otimizam os processos assistenciais, controlam as atividades administrativas e permitem interpretar os dados obtidos para a tomada de decisões gerenciais.

Nessas plataformas, são mensurados dados de produtividade (consultas, cirurgias, procedimentos ambulatoriais etc.), despesas (folha de pessoal, compras de suprimentos hospitalares e outros), além das demandas não atendidas.

A facilidade de um portal de resultados

O advento da tecnologia e a evolução dos conhecimentos científicos propiciaram uma grande inovação na medicina diagnóstica. Com os recursos disponíveis atualmente, é possível fazer transmissão de imagens radiológicas, solicitar exames e organizar toda a história clínica do paciente.

Assim, os profissionais de saúde têm um panorama completo dos exames, podem fazer um diagnóstico mais embasado e iniciar as medidas terapêuticas o quanto antes. A espera demorada pelo resultado dos exames é algo que tende a ser um problema do passado.

Redução de custos operacionais

A utilização de softwares reduz drasticamente o tempo para preenchimento manual de formulário, diminui o espaço físico para armazenamento de documentos e evita rasura e extravio de papéis. Devido a isso, melhora o atendimento clínico, pois os médicos dedicam mais tempo ao paciente e menos às formalidades, resultando em uma perspectiva positiva do acolhimento recebido pelos profissionais.

Além disso, garante segurança dos dados digitados, pois toda a movimentação é efetuada por meio de senhas pessoais e condizentes com as responsabilidades de cada colaborador.

Portanto, o uso da tecnologia no consultório médico aponta a necessidade de se automatizarem os serviços clínicos nos tempos de hoje. Isso porque facilita o atendimento, controla os processos administrativos e garante redução de custos operacionais, inovando ao fornecer um portal de resultados dos exames.

Você já implantou uma plataforma online em sua clínica? Ainda tem dúvidas sobre suas vantagens? Deixe aqui seu comentário!