Conheça as vantagens em cloud para a entrega de exames

Atualmente, a tecnologia permite uma série de novas possibilidades para o melhoramento dos procedimentos médicos, impactando diretamente o atendimento aos pacientes, a entrega de exames e a redução de erros.

Dentro da área da saúde, fala-se muito em armazenamento em nuvem. Trata-se de uma plataforma digital utilizada para salvar documentos, dados, listas e registros de pacientes e das próprias instituições que a usam.

Você entende como o sistema cloud funciona e quais são as suas vantagens? Então, acompanhe nosso artigo e conheça!

Benefícios em se utilizar o armazenamento na nuvem

São diversas as vantagens em se utilizar o sistema cloud para salvar arquivos. Por meio dessa plataforma, você tem:

  • maior organização com laudos e exames, sendo mais fácil encontrá-los pela busca no sistema;
  • mais segurança no armazenamento, uma vez que os arquivos não se perdem nem se deterioram com o tempo;
  • a possibilidade de realizar o compartilhamento do resultado de exames médicos online com outros profissionais, mesmo a distância;
  • a agilidade na busca de documentos e a fácil visualização desses arquivos, com imagens em excelente qualidade e sem nenhuma dificuldade de legibilidade;
  • a possibilidade de aumento nas instalações da instituição, uma vez que não há mais a necessidade de grandes arquivos e não ocorre a perda de muito espaço físico;
  • a comunicação mais rápida entre paciente e médico, com a disponibilização de resultados de exames médicos online;
  • a disponibilização e o acesso simultâneos dos registros do paciente a partir de diversos setores do hospital ou consultório, facilitando a entrega de exames.

Redução de custos operacionais com o cloud

O processo de mudança no qual exames impressos são transferidos para um ambiente digital surtiu grande impacto no setor financeiro dos hospitais e clínicas médicas. Quando se analisa o impacto da inserção da tecnologia da informação na área da medicina diagnóstica, observam-se benefícios relacionados ao custo do serviço.

Leia também: Armazenamento em nuvem: posso confiar e investir?

Os benefícios à instituição se encontram, principalmente, em aspectos financeiros e na otimização do serviço prestado pelo hospital. A redução de custos de operações ocorre por meio da realização de mais exames em menor tempo, da redução de impressões e da forma de armazenamento, uma vez que será arquivado online.

Além disso, a demanda por novos exames é cada vez maior. Cabe ressaltar aqui que o Conselho Federal de Medicina recomenda o arquivamento de toda a documentação do paciente — prontuário médico, resultados de exames e imagens — por, no mínimo, 20 anos.

Então, transferindo toda a papelada para o sistema digital, um grande espaço físico é liberado. Espaço este que pode ser usado na instalação de novas máquinas, de salas de consultório e de procedimentos, refletindo em ganho financeiro para a instituição.

O que considerar ao implementar o sistema cloud

A escolha de um sistema de armazenamento cloud deve prezar sempre pela segurança dos dados dos pacientes. Quando as informações são mantidas em discos ou equipamentos internos, elas podem se perder ou estragar.

A instituição deve optar por um prestador de serviço que oferece armazenamento na nuvem, em vez de um HD ou em um servidor interno. Isso diminui as chances de se perderem as informações salvas, já que os dados são criptografados na nuvem.

Mas é importante se lembrar de sempre realizar manutenção e backup, além de copiar para o sistema todos os dados de seus pacientes e de sua instituição, evitando perdas e atraso na entrega de exames.

Gostou da nossa publicação? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo!