Consultório médico: 3 métodos alternativos para reduzir a espera

Muitas pessoas reclamam da espera dentro do consultório médico. Isso passa uma imagem totalmente errada da clínica para o paciente. Ele não compreende como funciona o andamento do local e apenas quer ser atendido na hora marcada.

A demora pode ser considerada uma falta de respeito e descaso para com a pessoa que chegou no momento certo e está aguardando.

Além disso, o tempo de espera é avaliado por muitos como um fator de qualidade no serviço, incluindo o de radiologia. Se o paciente encontrar outro consultório que realize o procedimento com menos tempo de espera, você acaba de perdê-lo para a concorrência.

Mas como resolver o problema? Usando novas tecnologias como a telerradiologia e a telemedicina, você conseguirá diminuir o tempo de espera e, assim, melhorar a qualidade dos seus serviços. Vejamos, primeiramente, alguns conceitos importantes.

Leia também: Como criar um padrão de triagem para atendimento médico?

O que são telemedicina e telerradiologia?

Tanto a telemedicina quanto a telerradiologia utilizam tecnologia da informação (TI) para melhorar o atendimento e a gestão de consultórios médicos. Esses sistemas conseguem oferecer muito mais agilidade não só durante o atendimento, mas também antes e depois dele. Com seu uso, é possível otimizar o trabalho da equipe e aumentar a produtividade.

A telemedicina é a ampliação dos serviços médicos com a utilização da tecnologia, permitindo o diagnóstico a distância e a ampliação da cobertura. Já a telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina, que permite o diagnóstico a distância por meio do envio digital das imagens.

Como esses sistemas reduzem o tempo de espera no consultório médico?

1. Agendamentos online

Os pacientes não vão precisar mais ligar o tempo todo para marcar um exame e nem mesmo ir ao consultório, aumentando a fila de espera. Eles poderão fazer isso por meio de um sistema a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Será melhor tanto para o paciente quanto para a clínica.

Dessa forma, você pode redirecionar alguns funcionários do atendimento e de marcação de pacientes para outros setores que demandam mais pessoas.

2. Resultados dos exames online

Vamos supor que você está com o seu paciente no consultório e precisa de um exame que acaba de ficar pronto. Sem um sistema automatizado, seu paciente terá que ir até outra clínica buscar o exame e retornar para o seu consultório, voltando para a fila e novamente aguardando ser chamado.

É ruim para a clínica, que fica com mais uma pessoa na sala de espera, e para o paciente, que precisa se deslocar. Além disso, dependendo da condição física dele, será necessário pedir a outra pessoa da família para fazer isso.

Com os avanços da telemedicina e da telerradiologia, isso não vai ser mais necessário. O exame será enviado para as suas mãos no mesmo instante em que ficar pronto. Você vai completar o atendimento de uma única vez, sem esperas e sem perda de tempo.

3. Sistema de gestão

Você agora terá um software que fará a gestão completa da sua clínica, cruzando dados e identificando o nível de produtividade da equipe, entre outras vantagens. Com ele, será mais fácil analisar em qual setor é necessário menos pessoas e deslocar uma parte para departamentos que pedem mais recursos humanos.

Gostou de saber um pouco mais sobre como melhorar o atendimento no seu consultório médico? Descubra também por que é importante acompanhar as métricas de agendamento e cancelamento de consultas!