Gestão motivacional na área médica: entenda os benefícios

Certamente você deve estar sempre em busca de meios e métodos para tornar a sua equipe mais produtiva. O objetivo é ter um time cada vez mais focado nas metas e eficiência dos processos. Por exemplo, aumentar o número de agendamentos dentro de 6 meses ou reduzir o tempo de atendimento em X minutos. Uma ótima alternativa para lidar bem com isso é aplicar a gestão motivacional.

Neste post, vamos entender como fazer com que seus colaboradores possam atuar de maneira eficaz usando a motivação. Acompanhe!

O que é gestão motivacional?

A gestão motivacional se baseia, principalmente, em motivar pessoas. Isso vem a ser essencial para que não ocorra uma acomodação entre os membros do seu time. Afinal, mudanças constantes acontecem ao nosso redor, e adaptar-se a elas exige um certo esforço. Como algumas pessoas dentro  da equipe não estão dispostas a lidar com isso, essa motivação precisa entrar em campo.

Esse tipo de gestão é aplicado de forma que o funcionário sinta-se parte do processo de crescimento da empresa. Ele precisa se perceber valorizado, pois ajuda não só no bom andamento da companhia como também no trabalho de seus colegas.

Vejamos abaixo outras vantagens de investir na motivação dentro da sua clínica.

Quais os benefícios para a área da saúde?

1. Mais produtividade

Uma pesquisa, realizada em 15 países com um grupo de 30 mil pessoas, confirmou que quando o funcionário está motivado ele consegue ser 50% mais produtivo. Dentro de um ranking de 10 países nos quais as pessoas se sentem mais motivadas no trabalho, o Brasil está em 9º lugar!

Isso traz benefícios não apenas para o funcionário, que se sente mais satisfeito em concluir as tarefas do dia, mas também para a empresa que produz mais.

2. Melhor relacionamento

Quando a equipe está devidamente motivada consegue se relacionar melhor com as pessoas que estão ao seu redor. O funcionário costuma oferecer um atendimento humanizado ao paciente, criando empatia e conquistando a sua confiança.

Também há uma melhora no relacionamento com os colegas de trabalho. Eles se ajudam mais. Isso, por sua vez, resulta em maior produtividade, além de um excelente clima organizacional dentro da clínica. Esse comportamento também ajuda a criar uma atmosfera de maior descontração, ajudando os pacientes a se sentirem mais relaxados.

3. Otimização do tempo

Pessoas que se sentem verdadeiramente motivadas e parte do sucesso da empresa apresentam maior foco nas suas tarefas. E, quando isso acontece, elas levam menos tempo fazendo algo.

Assim, é possível se dedicar a outras coisas que sempre acabavam sendo deixadas para o dia seguinte. Isso evita o acúmulo de serviço e melhora o andamento da clínica, reduzindo, inclusive, o tempo de espera dos pacientes.

4. Mais funcionários trabalhando

Quando o indivíduo está insatisfeito com o trabalho e não encontra motivação alguma dentro de local onde passa a maior parte do dia, ele pode desenvolver doenças de fundo emocional, como a depressão. Essas patologias podem gerar várias outras, tais quais dores no corpo, dor de cabeça, problemas estomacais, o que pode afastar o funcionário do serviço.

Isso resulta em pacientes insatisfeitos, pois, quando há menos pessoas na equipe, há maior tempo de espera. Os outros membros também não trabalham tão bem, já que ficam sobrecarregados.

Viu como a gestão motivacional é importante para a sua clínica? Conte para nós o que você tem feito para motivar a sua equipe por meio dos comentários!

Leia também: Como a gestão de custos impacta na tomada de decisões clínicas