Como diminuir a demora nos consultórios médicos com a tecnologia

O hábito centenário de escrever as informações para o paciente à mão pode ser um dos grandes responsáveis pela demora nos consultórios médicos. Esse e outros processos manuais podem ser substituídos por soluções muito mais rápidas e eficientes.

Ficou curioso? Continue lendo o artigo para saber tudo sobre como modernizar o atendimento aos pacientes em seu consultório, hospital ou clínica. Eles vão agradecer!

Abandonando antigos hábitos

Tão antigos quanto a própria profissão médica, são alguns hábitos empregados amplamente pela maioria dos profissionais. Embora a medicina tenha evoluído bastante no último século, ainda há muito que pode ser melhorado.

Para além de novos tratamentos, formas de diagnóstico e medicamentos, a tecnologia também pode ajudar na gestão do consultório médico.

Pequenas atitudes podem causar mudanças significativas na produtividade dos atendimentos e na satisfação dos pacientes.

Esses são alguns dos motivos que têm levado diversos consultórios e clínicas a implementarem um sistema de gestão na área da saúde.

Leia também: Medicina diagnóstica: 6 cuidados na escolha da tecnologia de gestão

Identificando os motivos da demora

Agora que você já sabe que a tecnologia pode ser uma aliada ainda maior em seu dia a dia, chegou a hora de analisar a situação. Quais podem ser as razões por trás da demora em seu consultório?

Pequenas alterações podem fazer uma grande diferença não apenas na vida do médico e do paciente, mas também de todos os profissionais envolvidos nessa relação.

Durante a consulta, quanto tempo é gasto escrevendo manualmente informações sobre o paciente, ou anotando o diagnóstico, recomendações gerais e atestados?

Talvez esse seja um dos gargalos que você estava procurando. Automatizar esse tipo de processo manual ajuda a reduzir o tempo da consulta, tornando-a mais produtiva para médico e paciente.

Reduzindo a demora nos consultórios médicos com a tecnologia

Problema identificado, é hora de tomar alguma atitude nesse sentido. Uma das soluções que têm sido mais usadas para agilizar as consultas e reduzir a demora nos consultórios médicos é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Com um PEP, é possível acessar imediatamente o histórico do paciente, com exames feitos, medicamentos em uso, diagnósticos anteriores e todas as informações importantes na hora da consulta.

Além disso, a maioria desses prontuários também oferece modelos prontos para requisição de exames, medicamentos prescritos e até de atestados médicos. Só é necessário preencher as informações específicas de cada paciente.

Além de reduzir a perda de tempo com a escrita dessas informações, essa tecnologia também é fundamental para evitar retrabalho por possíveis erros cometidos — muito comuns em qualquer atividade manual.

Integrando a área da saúde

Um outro benefício dessa modernização é a possibilidade de integrar o trabalho de diversos profissionais.

Os dados inseridos no sistema de gestão ficam armazenados em um servidor remoto acessado por meio da internet, tudo na nuvem. Nele, diferentes médicos podem acompanhar os tratamentos pelos quais aquele paciente passou, contribuindo para o diagnóstico final.

Esse tipo de artifício é ainda mais importante em casos de pessoas com doenças graves e de alto risco, como pacientes oncológicos, por exemplo. O compartilhamento dessas informações agiliza o tratamento e pode salvar vidas.

Ficou com alguma dúvida sobre como diminuir a demora nos consultórios médicos e otimizar a gestão da sua clínica, consultório ou hospital? Deixe seu comentário abaixo!