Como criar um padrão de triagem para atendimento médico?

É comum ver filas se formando nos serviços de saúde. A sala de espera do consultório pode se tornar uma verdadeira confusão se nada for feito. Uma ótima forma de organizar tudo é fazer a triagem para atendimento médico.

Para ajudar a sua clínica nessa organização, você pode tomar como base um protocolo já existente e usado nos setores de saúde no Brasil e em algumas partes do mundo. É o Protocolo Manchester.

Neste post, vamos ver mais sobre esse protocolo e verificar como aplicá-lo em sua clínica. Acompanhe!

Qual o objetivo desse protocolo?

O Protocolo Manchester foi criado com o objetivo de otimizar o atendimento, tornando o trabalho da equipe mais produtivo e fazendo com que o paciente seja recebido pelo médico de acordo com a sua necessidade e urgência.

Como funciona?

Esse método faz uso das cores para classificar os pacientes com o uso de pulseiras. Assim, todos os outros membros da equipe conseguem identificar, rapidamente, qual é a situação de cada pessoa que está aguardando. Isso evita muitos problemas e otimiza o tempo de todos.

Vejamos agora o que significam as cores utilizadas em cada situação:

  • Vermelho: para pacientes que necessitam de atendimento imediato e que não podem aguardar nem 1 minuto. São situações de emergência;
  • Laranja: o atendimento deve ser feito quase que de imediato, mas estão em condições de aguardar cerca de 10 minutos. São situações de quase urgência;
  • Amarelo: também estão no grupo dos que precisam de atendimento rápido, mas podem agudar até 50 minutos para recebê-lo. É classificada como uma situação de urgência;
  • Verde: são pessoas que podem aguardar atendimento ou podem ser encaminhados para outro estabelecimento para a prestação dos serviços de saúde. Podem aguardar até 2 horas e esse tipo de situação é pouco urgente;
  • Azul: o paciente se encontra na mesma condição que aqueles que usam a cor verde, mas é classificado como caso não urgente e podem aguardar até 4 horas para atendimento.

Quais os benefícios de uma triagem para atendimento médico?

São inegáveis os benefícios que esse tipo de método oferece, não só para a clínica, mas também para os pacientes. Isso pode fazer total diferença na hora de salvar uma vida. Afinal de contas, alguns minutos podem ser cruciais.

Isso também ajuda a reduzir a ansiedade e a expectativa do paciente quanto ao atendimento. A partir do tempo máximo de espera, ele se sente mais tranquilo. Contudo, é essencial tomar muito cuidado para que não ocorram atrasos.

Além disso, sabendo exatamente qual é a necessidade e urgência de cada pessoa ali na fila de espera, é possível direcioná-las para outros serviços de saúde caso a demanda seja mais do que a clínica pode suportar naquele momento.

Outro ponto positivo para a clínica é o menor uso de recursos em caso de emergência. Pacientes críticos podem ter o quadro agravado caso não recebam o atendimento no tempo certo. As despesas de uma situação como essa podem ser altíssimas.

É preciso atentar-se para o fato de que uma equipe bem treinada é imprescindível para que o protocolo seja utilizado da forma correta. Para melhorar o atendimento, você também pode implantar softwares de gestão de clínicas.

Viu como é importante a triagem para atendimento médico? Aproveite para saber mais como agilizar os processos, conhecendo 5 benefícios que o agendamento online traz para sua clínica!