Conheça as vantagens da tecnologia paperless na área da saúde

A tecnologia paperless na área da saúde é uma estratégia inovadora que vem ganhando adeptos de forma exponencial. Essa ferramenta tem como objetivo agilizar procedimentos, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade.

Quer saber mais sobre a tecnologia paperless na área da saúde? Então conheça as principais vantagens de sua aplicação no post de hoje!

O que é tecnologia paperless na área da saúde?

A tecnologia paperless na área da saúde é um conjunto de técnicas que têm como objetivo diminuir o consumo de papel nas empresas. Pode-se entender como a substituição do preenchimento manual de formulários por digitação para softwares específicos.

Na área da saúde a tecnologia paperless se destaca na inserção do prontuário eletrônico do paciente e o armazenamento de dados clínicos na nuvem. No primeiro caso, as informações relativas ao paciente, como solicitação de exames, dados clínicos e medicamentos são alimentadas nos computadores.

Já o armazenamento na nuvem consiste em salvar os documentos clínicos em dispositivos móveis; isso permite acessá-los por qualquer lugar em qualquer hora, desde que haja conexão com a internet. Um exemplo: se o médico receber por e-mail o resultado do exame do paciente, ele poderá acessar seu prontuário por meio do smartphone ou tablet, graças ao armazenamento feito na nuvem.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

A principal vantagem da implantação paperless é a redução significativa de custos. Em geral, existem as vantagens de diminuição de impressão de documentos e readequação do espaço físico antes utilizado como arquivo médico.

Além disso, os documentos digitalizados não são passiveis a erros de caligrafia, incêndios ou deterioração com o tempo de uso.

Para o paciente, é fundamental ter toda a história de procedimentos clínicos, exames e resultados em um mesmo produto, garantindo agilidade de acesso e integração das informações clínicas. Também é possível fazer um agendamento de consultas online por meio da tecnologia paperless na área da saúde.

Quais são os desafios da sua implantação?

Apesar de resistência por parte de alguns gestores que ainda prezam pelo modelo tradicional de preenchimento de formulários, essa tecnologia veio para ficar. E para os que desejam implantá-la, é preciso alguns cuidados para não ter problemas no futuro.

A primeira delas consiste em avaliar as tecnologias que mais se adequam ao perfil assistencial da instituição, analisar o estado de funcionamento dos computadores e realizar uma orientação sobre essa nova prática para todos os funcionários.

Em seguida, verificar a possibilidade de inserção gradativa do paperless, solicitar apoio sempre que necessário da empresa contratante e mensurar os benefícios em curto prazo.

A tecnologia paperless na área da saúde é uma tendência inovadora e traz benefícios importantes para a organização, integração de dados clínicos e segurança no envio e transmissão de informações. Quem optar por essa estratégia precisa avaliar as melhores tecnologias, obter apoio da gestão para investimento financeiro e implantá-la gradativamente para alcançar o sucesso almejado.

E você, já pensou em quantos benefícios a tecnologia paperless pode oferecer para sua empresa da área da saúde? Está por dentro de conhecimentos nessa área? Então assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão!