5 benefícios do sistema de gestão de laudos

O mundo evoluiu. Como consequência, cada vez mais organizações se valem da tecnologia para melhorar os seus processos e ganhar agilidade em seus serviços.

Seguindo essa tendência, a implementação de um sistema de gestão de laudos tem revolucionado clínicas e laboratórios no país. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os benefícios para médicos radiologistas e seus pacientes? Continue a leitura!

Entendendo o sistema de gestão de laudos

O sistema de gestão de laudos é uma forma de gerenciar esse aspecto da medicina a partir de um sistema único que facilite a organização, a análise e a disposição de laudos médicos.

Com ele, é possível ganhar mais agilidade e segurança no processo. Isso beneficia tanto os profissionais da área da saúde quanto os pacientes. Abaixo, listamos o principais benefícios de se adotar essa nova tecnologia. Confira:

1. Mais segurança

A segurança no armazenamento dos laudos médicos é um aspecto muito importante dessa área, mas que costuma sair caro.

Com um sistema de gestão de laudos, é possível estocar essas informações em um sistema remoto e na nuvem, onde é possível gerenciar quem tem permissão para acessar ou não as informações.

Além disso, o sistema elimina o risco de esses arquivos serem corrompidos por processos físicos, como infiltrações, insetos ou desgaste do papel pelo tempo.

2. Diagnóstico a distância

Com a adoção de um sistema de gestão de laudos, elimina-se a necessidade da presença física do médico radiologista e abre-se espaço para a telemedicina.

Os laudos, então, passam a poder ser feitos à distância, no mesmo sistema em que seriam realizados na clínica ou laboratório. Com isso, a eficiência dos resultados e diagnóstico dos pacientes aumenta.

Esse advento também contribui para áreas geográficas onde não há a disponibilidade de bons médicos radiologistas no local, ampliando o acesso à saúde de qualidade.

Leia também: Descubra como será o futuro da telemedicina

3. Aumento da produtividade

Controle do fluxo de trabalho, divisão mais inteligente de tarefas, acompanhamento em tempo real da produção do laudo e análise de desempenho. Tudo isso em um mesmo lugar! Ao utilizar um sistema de gestão de laudos, existe uma contribuição para a melhoria de todos os processos da instituição, beneficiando todas as partes envolvidas.

O sistema também evita atrasos nos diagnósticos e permite que você reconheça os profissionais que estão trabalhando bem. A partir disso, você poderá identificar pontos de melhoria no processo e preencher possíveis gargalos.

Uma das maiores consequências diretas desse recurso é o aumento geral da satisfação dos pacientes.

4. Mais organização

Com todos os sistemas integrados e reunidos em um lugar só, a organização dos laudos e das informações dos pacientes é aprimorada. Dessa maneira, em situações de emergência, é possível recuperar rapidamente os dados necessários e fornecê-los quase imediatamente ao médico e ao paciente.

Outro benefício é a diminuição no risco de perda de documentos antigos e da confusão de arquivos. Todas as informações mantêm-se seguras e organizadas de acordo com os critérios definidos pela instituição.

5. Economia de papel e mais espaço

O sistema de gestão de laudos elimina a necessidade de salas exclusivas para armazenamento de arquivos nas clínicas e laboratórios. Isso gera uma grande economia de custos com papel, pastas e armários, antes necessários para estocar tudo isso.

Além disso, dependendo da quantidade de arquivos da instituição, libera-se um importante espaço que pode ser usado para outros procedimentos e funções.

Em suma, implementar essa tecnologia melhora a vida de pacientes e profissionais da saúde de uma forma geral. Está esperando o que para colher seus benefícios?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema de gestão de laudos, aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais informações sobre assuntos semelhantes!