Como a tecnologia pode ajudar na gestão do consultório médico?

Você já pensou em como a tecnologia pode ajudar na gestão do consultório médico? São diversas possibilidades, por exemplo o atendimento ao paciente pode ficar bem mais rápido, uma vez que as marcações podem ser feitas em casa, por eles, evitando que as linhas telefônicas fiquem congestionadas ou que se formem filas apenas para agendar um horário.

A tecnologia pode fazer maravilhas pelo seu trabalho, e você pode encontrá-la sob medida, de acordo com o que precisa! Veja agora como ela pode ajudar e transformar, para melhor, o funcionamento do seu consultório médico.

1. Evita faltas e atrasos dos pacientes

Uma situação bem comum: o paciente falta ou, então, não chega na hora e não dá aviso prévio. Isso gera um certo transtorno porque prejudica o atendimento de outros pacientes. Essa falta ou atraso pode acontecer por diversos motivos, inclusive por simples esquecimento.

Um software consegue driblar esse problema. Ele envia mensagens lembrando ao paciente a data e o horário da consulta marcada. Assim, evita-se que ele falte ou se atrase. Além disso, facilita para que informe à clínica que não poderá comparecer ou que vai chegar alguns minutos depois da hora marcada.

2. Faz o agendamento de consultas

Várias situações podem acontecer para impedir que o paciente marque a consulta ou mesmo que se irrite com o atendimento e vá para outro consultório médico. O fato de ligar e a linha estar sempre ocupada ou então ser atendido por alguém que demore muito tempo para realizar algo tão simples são algumas delas.

Com um software, o paciente nem precisa ligar. Diretamente da sua casa, ele pode acessar o sistema e fazer a marcação apenas com alguns cliques, a qualquer momento do dia ou da noite e a qualquer dia, até mesmo nos finais de semana. Além de deixar o atendimento muito mais rápido, isso melhora a experiência do paciente com a sua clínica médica.

3. Aumenta a presença digital

No mundo da internet, não ter presença no mundo digital é como dar um tiro no próprio pé. Estar nas redes sociais, mostrar como é o seu trabalho, como as pessoas podem entrar em contato com você e o que elas podem esperar da sua equipe são informações que devem ser oferecidas.

Além das mídias sociais, você também deve investir em blogs para educar o seu paciente, dar a ele informações sobre formas de tratamento ou conceitos de uma determinada patologia dentro da sua área, por exemplo. Vídeos no YouTube também são uma excelente forma de usar a tecnologia para aumentar a sua presença no meio digital.

4. Melhora a gestão do consultório médico na área financeira

O objetivo mais importante do médico é melhorar a saúde das pessoas e ajudar a salvar vidas. Mas, para manter um consultório funcionando de forma satisfatória, não basta ser bom no que faz: é necessário saber gerir os recursos financeiros para investir no negócio e também ter uma margem de lucratividade.

Usar um software que faça todo o trabalho por você sai muito mais barato do que contratar um especialista no assunto. Além do mais, o acesso direto ao programa lhe deixará atualizado de todas as informações sobre a forma como o dinheiro está sendo empregado.

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