A importância do mobile em centros de diagnóstico por imagem

Com os recursos de telemedicina, a tecnologia mobile garante agilidade e praticidade aos especialistas em medicina diagnóstica. E com dispositivos instalados no celular ou no tablet, é possível acompanhar de forma mais rápida o desfecho clínico dos pacientes.

Quer saber mais sobre a importância da tecnologia mobile para os centros de diagnóstico por imagem? Então confira nosso post de hoje e fique por dentro das novidades!

Dispositivos que enviam o resultado radiológico

A espera por um laudo radiológico muitas vezes gera angústia e ansiedade por parte dos médicos e pacientes. Além disso, o agendamento de novas consultas e a entrega dos resultados pode adiar o início da terapia medicamentosa.

Dessa maneira, os dispositivos instalados nos celulares poderão notificar os médicos sobre a disponibilidade do laudo online e as formas para obter esse documento. Geralmente é possível imprimir em formato simples ou encaminhar para os centros radiológicos de referência.

Softwares que realizam acompanhamento residencial

Os pacientes que necessitam de cuidados intensivos ou de acompanhamento radiológico já podem contar com profissionais que executam os procedimentos no conforto do lar.

Iniciativas como essa já foram aprovadas pelo Ministério da Saúde do Canadá. As empresas licenciadas podem realizar os procedimentos radiológicos nas residências e enviar os resultados para que os especialistas elaborem os laudos.

Plataformas móveis para diagnóstico por imagem

Para os pacientes internados em estado crítico, é importante a avaliação radiológica do abdômen, ossos, cabeça e pescoço etc., o que é imprescindível para realizar o prognóstico clínico.

Para resolver esses problemas, as plataformas radiológicas são deslocadas até o local onde o paciente está internado e são realizados os procedimentos radiológicos naquele momento. A vantagem é a diminuição do desconforto com o deslocamento e mudanças de decúbito do paciente.

Além disso, os resultados são enviados ao prontuário eletrônico do paciente para integrar as informações clínicas.

Sistema para compilação de dados clínicos

Com a tecnologia mobile é possível compilar e agrupar os dados clínicos dos pacientes conforme as especificidades médicas por meio de um sistema de gestão de imagens radiológicas.  Essa atividade facilita o estudo das principais anormalidades radiológicas. Isso pode ajudar na produção de publicações científicas no futuro.

Além disso, a troca de informações e imagens radiológicas digitais de forma imediata por meio de celulares ou tablets abre espaço para a discussão de casos clínicos e para a produção de conteúdo de maior relevância radiológica.

Diagnóstico por imagem é uma estratégia clínica utilizada pelos médicos para confirmar uma hipótese. Aliada aos conhecimentos médicos e relatos de sintomas dos pacientes é possível instituir condutas terapêuticas mais adequadas ao caso. Para que essa situação ocorra de forma rápida e segura, alguns profissionais médicos estão investindo em tecnologias mobile.

Essas podem ser consideradas como estratégias tecnológicas ao alcance das mãos que facilitam o envio de informações radiológicas e suas utilidades ainda estão sendo observadas.

E você, conhece alguma tecnologia mobile que ajuda no diagnóstico por imagem? Está se preparando para essas novas demandas? Deixe seu comentário!

Leia também: Computação em nuvem: deciframos os termos mais importantes. Conheça!