Os desafios e as oportunidades na gestão da saúde

Os desafios da gestão da saúde são muitos, mas também há inúmeras oportunidades para aumentar a produtividade da sua clínica ou hospital. O gestor precisa analisar diversos setores do ambiente: pessoas, processos, materiais, equipamentos e outros aspectos.

Para saber mais sobre o assunto, listamos aqui todos os desafios e oportunidades para realizar uma boa gestão considerando uma importante tríade: profissionais, pacientes e instituição. Acompanhe!

1. Padronizar o atendimento

O primeiro ponto em que um gestor deve focar é na melhora do atendimento. O problema é conseguir fazer com que os outros membros da equipe identifiquem essa necessidade já que, para muitos, o mais urgente seria oferecer novos serviços e comprar equipamentos. Além disso, há uma considerável resistência, entre os profissionais de saúde, pela mudança no atendimento.

Uma padronização na abordagem do paciente seria mais fácil para todos, pois as informações mais necessárias não seriam esquecidas. Esse tipo de procedimento facilita a gestão da clínica e oferece maior agilidade, aumentando a satisfação do paciente.

Por exemplo, o agendamento online é uma excelente forma de oferecer um serviço com excelência. Com ele, a equipe ganha mais tempo para realizar outros processos e o paciente também ganha na melhora do atendimento. Aqui ele terá mais liberdade para marcar a sua consulta a qualquer hora do dia ou da noite, 7 dias por semana.

2. Basear-se em dados

Pode ser muito complicado para uma equipe de saúde mexer com números, mas isso é extremamente necessário. Como você saberá se a sua clínica ganhou ou perdeu pacientes e por que isso aconteceu? Qual a margem de lucro? Essas e outras perguntas importantes podem ficar sem resposta simplesmente pela falta de dados.

É necessário ter informações sólidas para que, assim, a gestão possa ser eficiente. Além disso, a presença desses resultados permite antecipar problemas e investir dinheiro no que realmente pode dar retorno.

3. Gerir as pessoas

Esse é um dos maiores desafios do gestor, porque os seres humanos podem ser imprevisíveis e agradar todo um grupo fica ainda mais complicado. É necessário ter muito jogo de cintura, além de conhecimento técnico, para realizar uma boa gestão de pessoas.

Nesse aspecto, a atualização de conhecimentos é uma das maiores dificuldades. Fazer com que os profissionais tenham sempre as informações mais recentes sobre a sua área de conhecimento é um pequeno desafio que precisa ser enfrentado a fim de o paciente ter o melhor atendimento possível e o hospital se tornar referência em sua área.

4. Usar recursos tecnológicos na gestão hospitalar

A tecnologia é, sem dúvidas, uma das melhores formas de melhorar a gestão da clínica. Com ela, é possível otimizar processos e evitar que a equipe perca tempo com procedimentos mais simples, focando, portanto, em situações que realmente exijam maior esforço para a resolução.

Também é possível utilizar os softwares para a gestão da clínica. É uma forma de organizar a grande demanda de pacientes e exames que você recebe todos os dias. Eles são completamente personalizáveis, geram relatórios que ajudam a tomar decisões importantes e conseguem controlar todo o processo de gerenciamento.

Quer saber mais sobre como fazer a melhor gestão hospitalar? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!