Conheça 5 softwares para profissionais de saúde

A tecnologia cresce e se expande a cada dia na área da saúde. Além de proporcionar novos medicamentos e tratamentos que há pouco tempo não eram possíveis, ela também facilita o trabalho, especialmente dos médicos. Existem diversos softwares para profissionais de saúde e é sobre eles que vamos falar agora.

Há muitos tipos de programas que podem auxiliar especialistas da área da saúde de várias formas — monitorando um paciente mesmo que a distância ou então acessando um exame de imagem muito longe da clínica onde foi feito, por exemplo. Vejamos agora quais são as cinco principais vantagens que esses softwares  trazem e como funcionam.

1. Diagnóstico de doenças

Acertar o diagnóstico do paciente é o ponto de partida para iniciar um tratamento eficaz e tentar a cura, o grande objetivo da medicina. Infelizmente, nem todos os hospitais e clínicas do Brasil conseguem dispor da tecnologia necessária para auxiliar na investigação da causa dos males do paciente.

Não seria bom ter softwares que ajudassem nisso? Pois eles já existem e conseguem melhorar e muito os resultados do seu trabalho. Alguns deles até ajudam no diagnóstico de doenças psiquiátricas.

2. Agendamento de consultas

Quer melhorar o atendimento do paciente e aumentar a produtividade e o desempenho dos funcionários? Usar um software que ajuda a marcar as consultas é essencial para a organização da clínica e também favorece o relacionamento com o paciente.

Ele pode fazer tudo de forma online, de qualquer lugar. Basta entrar no sistema e ver quais horários e dias estão disponíveis e escolher o que se encaixa adequadamente.

3. Gestão financeira

Você não deseja ter gastos com mais um setor ou funcionário dentro da clínica? O ideal é contratar os serviços de um software que possa substituí-los.

É muito importante cuidar da saúde financeira da clínica — afinal de contas, saber onde aplicar o dinheiro e fazer com que as contas não fechem no vermelho são fatores importantes para evitar demissões. Uma boa gestão econômica também aumenta os investimentos em equipamentos de qualidade e melhora a estrutura para os pacientes e funcionários.

4. Acesso aos prontuários

A digitalização de prontuários já é uma realidade em muitos locais do nosso país. As vantagens de usar esse mecanismo são inúmeras: a necessidade de menos espaço físico (abrindo a possibilidade de usar a sala para um novo serviço) e informações que não sofrem com o desgaste do tempo são algumas delas.

Reunir todas esses dados em um sistema criado por um software permite que pessoas autorizadas possam ter acesso a esses documentos, ainda que estejam fisicamente distantes. Isso melhora a assistência e o tratamento dos pacientes.

5. Compartilhamento de exames na nuvem

Existem softwares que conseguem armazenar diversos exames de imagem na nuvem. Essa tecnologia não facilita apenas a mobilidade — já que o médico responsável pelo paciente pode analisar os seus exames de onde estiver — mas também permite que especialistas e os melhores profissionais da área tenham acesso. Assim, é possível oferecer um diagnóstico com maior precisão e tratamento mais eficaz.

O uso de softwares é imprescindível para o bom funcionamento de instituições de saúde. Esses programas diminuem a sobrecarga de trabalho do profissional, que pode se dedicar com mais facilidade ao paciente, além de facilitar o contato com especialistas do mundo todo.

Gostou de saber mais sobre softwares para profissionais de saúde? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também conheçam esta novidade!