Medilab Sistemas promove treinamento sobre PACS para residentes do Hospital Santa Marcelina

Os residentes em Radiologia do Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo, passaram por um curso sobre PACS (Picture Archiving and Communication System) elaborado pelo setor de Aplicação da Medilab Sistemas. A palestra, realizada em março, faz parte do calendário de atividades desenvolvidas para aprimoramento do projeto de implantação do PACS MediSystem na instituição de saúde, iniciado em 2009 e hoje em pleno funcionamento.

O curso foi ministrado pela Biomédica e especialista em PACS da empresa, Talita Pinheiro, que além de abordar um panorama amplo sobre o cenário de integração entre o PACS e os sistemas de gestão hospitalar (HIS), além dos estágios do ciclo de vida da imagem radiológica, apresentou aos estudantes os principais recursos da estação de trabalho desenvolvida pela Medilab para garantir agilidade e precisão no ato médico do Radiologista, o MediWorks.

Entre os temas abordados, os futuros médicos puderam conhecer ferramentas para otimização da gestão de laudos, acompanhamento periódico de patologias e histórico de pacientes, recursos inteligentes para análises de imagens com a melhor qualidade e, ainda, detalhes sobre soluções para pesquisa científica.

“Os inúmeros recursos que um PACS oferece auxiliam o Radiologista em análises minuciosas, na realização de reconstruções com mais facilidade, sem a necessidade de estar em uma sala de exames ou – no caso da Telerradiologia – dentro da instituição de saúde, o que facilita o fluxo de trabalho e aumenta significativamente a produtividade e precisão diagnóstica; questões fundamentais para um hospital com o porte do Santa Marcelina”, analisou Talita Pinheiro.

O Santa Marcelina

O Hospital Santa Marcelina é uma instituição filantrópica e privada, que destina 87% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde. É considerada referência de qualidade na prestação de serviços de saúde na Zona Leste da Cidade de São Paulo e uma das mais importantes unidades de saúde do estado. Realiza cerca de 41 mil exames por mês.

Possui mais de 700 leitos para atendimento a particulares, convênios e SUS, sendo 106 voltados à terapia intensiva. Diariamente passam pelo complexo, entre funcionários, pacientes e prestadores de serviços, cerca de 10 mil pessoas.

O Hospital conta com completo Centro de Diagnóstico por Imagem, com ressonância magnética, tomografia, mamografia, medicina nuclear e hemodinâmica. É referência em transplantes de medula óssea e de rim e está capacitado para transplantes de coração, fígado e córnea. Constitui um dos quatro Plantões Controladores Universitários de São Paulo, instituídos pela Secretaria Estadual de Saúde e implantados para o atendimento dos casos de alta complexidade.

O projeto Medilab Sistemas no Hospital Santa Marcelina

A implantação do PACS MediSystem no Hospital Santa Marcelina, iniciada em 2009, foi desenvolvida para atender as dificuldades em gerar backup do intenso fluxo de exames da instituição, além reduzir o alto custo no armazenamento de imagens e laudos impressos.

Melhorias apuradas após implantação do PACS MediSystem:

– Padronização e controle do ato médico das diferentes modalidades do setor de imagem;

– Maior interação entre médicos e residentes na emissão de laudos;

– Melhor gestão de TI para backup;

– Redução imediata de impressões em filme;

– Uniformização do processo de RDI por meio do uso de ferramenta única, gerando mais qualidade e controle ao Ato Médico;

– Ganho de qualidade e velocidade na workstation multimodalidade;

– Aumento da precisão diagnóstica e produtividade médica;

– Controle da produtividade médica.