5 tendências tecnológicas da área da saúde que você precisa conhecer

A tecnologia está em todos os setores, especialmente na área da saúde. Ela ajuda a facilitar o atendimento, melhorar os serviços oferecidos, traz benefícios para o tratamento do paciente e ainda aumenta a produtividade da sua clínica ou hospital. Quer conhecer quais são as tendências tecnológicas da área da saúde? Então continue por aqui!

1. Software de gestão

Cuidar da gestão da sua empresa é de fundamental importância, principalmente da gestão financeira. Saber quanto cada setor precisa, alocar recursos em áreas mais necessitadas e identificar onde você pode cortar gastos são alguns dos benefícios que um software de gestão pode oferecer.

Outra vantagem de um software como esse é a melhora no atendimento e na prestação de serviços aos pacientes. Com uma maior organização das informações e dados da sua clínica, você poderá oferecer mais agilidade e rapidez tanto antes quanto durante os procedimentos e consultas.

2. Impressoras 3D

Essa é uma tecnologia de grande utilidade na ortopedia, por exemplo. Utilizando a fundição a vácuo, a fusão a laser e a moldagem por injeção, é possível criar as mais diversas formas com plástico ou resinas sintéticas.

É possível desenvolver braços robóticos, ossos para implantes e próteses para auxiliar o paciente no dia a dia. Em pouco tempo, a medicina aliada à tecnologia poderá ir bem mais além, produzindo células embrionárias, tecido cardíaco e até órgãos internos completos!

3. Atendimento remoto

Muitos pacientes precisam se deslocar de suas cidades por elas não oferecerem certas especialidades na área de saúde. Seria muito mais prático e fácil se isso não precisasse acontecer, não é mesmo? Pois bem, esse tipo de atendimento médico, a distância, está ficando cada dia mais comum.

É possível, até mesmo, de dentro de casa, o paciente enviar seus dados vitais por meio de diversas tecnologias. A partir disso, em alguns casos, o médico já consegue fazer o diagnóstico ou mesmo receitar medicamentos para aliviar os sintomas até que a consulta presencial seja realizada.

4. Diagnósticos mais precisos

Com essa facilidade de compartilhamento de dados que a tecnologia consegue proporcionar, é possível dar um diagnóstico mais preciso ao paciente e também fazer um acompanhamento de melhor qualidade.

Com esse tipo de procedimento, os médicos podem contactar especialistas de várias partes do país para que possam dar a sua opinião a respeito de exames e do quadro geral do paciente.

5. Telemedicina

É uma das formas de reduzir os custos para a sua clínica na hora de fazer exames e está sendo cada dia mais utilizada. Você conseguirá gerar um laudo com muito mais rapidez e sem precisar contratar diversos equipamentos e profissionais especializados para fazer isso.

A telemedicina atua com o auxílio de uma plataforma na qual os médicos conseguem visualizar os exames de determinado paciente de qualquer lugar. Isso significa que qualquer pessoa pode ter acesso aos melhores médicos, não importa onde esteja.

Você conhece outras tendências tecnológicas da área da saúde? Então compartilhe essa informação conosco! Deixe um comentário!