4 vantagens em usar um sistema de gestão de imagens radiológicas

Utilizar um sistema de gestão de imagens radiológicas pode ser vantajoso para todos os interessados. Do lado gerencial se observa diminuição dos custos com impressão de documentos e organização dos dados clínicos do paciente.

Já do ponto de vista clínico-assistencial, esse sistema propicia rapidez na entrega dos resultados, garante qualidade de imagens e satisfação dos pacientes com os serviços oferecidos.

Contudo, para obter esses benefícios é preciso selecionar o melhor software, treinar adequadamente a equipe, mensurar os resultados ao longo do tempo e tomar decisões com base nos relatórios gerados.

Se você ainda está receoso quanto à implantação de um sistema de gestão de imagens radiológicas, conheça a seguir 4 vantagens dessa prática e reveja seus conceitos!

1. Organização de dados clínicos

Um sistema de gestão de imagens deve armazenar informações clínicas dos pacientes que auxiliarão no resultado dos exames radiológicos. Para tanto, esse software permitirá a inserção de informações laboratoriais, histórico clínico e medicamentoso.

O médico radiologista precisa conhecer a situação fisiopatológica do paciente e relacionar com os dados imagiológicos disponíveis para elaborar um laudo mais completo.

Além disso, com o armazenamento de todos os exames imagiológicos realizados pelo estabelecimento será possível elaborar um prognóstico mais eficaz do paciente. Analisando o histórico radiológico, os especialistas poderão predizer uma piora ou melhora da condição do paciente.

2. Diminuição de custos administrativos

Uma plataforma que será alimentada por exames clínicos reduzirá drasticamente os custos operacionais e administrativos dentro de uma instituição de saúde. Isso porque não será necessária a impressão de documentos.

Além disso, permitirá a integração com outros sistemas clínicos, facilitando a troca de informações em softwares compatíveis que ajudarão os profissionais de saúde nas condutas clínicas a serem tomadas.

3. Praticidade, comodidade e segurança

A praticidade e comodidade clínicas são duas vantagens fortemente evidenciadas quando se utiliza plataformas de imagens radiológicas. Primeiramente, porque possibilitam a impressão de exames em qualquer computador que tenha acesso remoto ou armazenamento na nuvem.

Ademais, esse sistema apresenta uma qualidade visual confiável, e todo o processo é realizado por meio de senhas pessoais. Esse controle garante sigilo das informações transmitidas e confiabilidade nos serviços oferecidos.

4. Avaliação da produtividade dos serviços

Com um sistema informatizado para imagens radiológicas é possível obter informações sobre os tipos de exames mais solicitados, quais especialistas foram mais requeridos e a quantidade de serviços requisitados periodicamente.

Essas análises serão cruciais para levantar as possíveis falhas, investir em melhorias ou aperfeiçoar as atividades mais satisfatórias para os pacientes. A partir desse processo, o gestor poderá traçar metas em curto, médio e longo prazo e projetar a empresa para patamares diferenciais.

Um sistema de gestão de imagens radiológicas é uma ferramenta gerencial que propicia benefícios tanto para os gestores quanto para os pacientes. Ao implantar essa plataforma, é possível observar maior organização dos dados clínicos, diminuição dos custos administrativos, comodidade e praticidade para o paciente e avaliação da produtividade dos serviços.

Para tanto, é preciso escolher uma plataforma eficientemente fácil, operacionalmente sem mistérios e financeiramente vantajosa.

E você, já possui um sistema de gestão de imagens radiológicas em sua empresa? Ainda está temeroso em implantá-lo? Qual dúvida ainda possui a respeito do assunto? Deixe seu comentário e compartilhe sua pergunta ou experiência!