Imagem médica na nuvem: 6 vantagens para a sua clínica

Os profissionais da área de saúde sabem como é importante ter acesso prático a informações confiáveis sobre o paciente que atenderão, de preferência o mais rápido possível, principalmente em situações de emergência. A incorporação da imagem médica na nuvem é um facilitador desse processo.

Para entender o funcionamento dessa tecnologia, precisamos conhecer o termo cloud computing ou computação em nuvem. Ele diz respeito à utilização da memória e armazenamento do computador por meio da internet, de forma que recursos e informações são compartilhados e podem ser acessados em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Vamos então conhecer alguns dos benefícios que o uso da imagem médica na nuvem pode trazer para sua clínica.

1. Segurança da imagem médica na nuvem

O armazenamento de imagens médicas na nuvem garante a confidencialidade e preservação dos dados do paciente. As imagens de exames só serão acessadas por aqueles que possuem os dados do paciente e têm acesso ao software de armazenamento.

Além disso, diminui a chance de extravio ou perda de exames, o que evita que seja necessário repetir exames já feitos, e que mais custos sejam gerados para a clínica e para o paciente.

2. Acesso facilitado

O fácil acesso a imagens médicas significa agilidade no atendimento e pode ser determinante no seu sucesso, principalmente em situações de emergência.

As imagens médicas na nuvem podem ser acessadas de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet (smartphones, tablets, computadores). Isso permite que o médico entre em contato com elas antes mesmo de chegar à clínica, de forma a melhorar o fluxo de atendimento.

3. Aumento da capacidade de armazenamento

As clínicas vêm encontrando dificuldade no armazenamento de informações dos pacientes, devido ao aumento na quantidade de pacientes e a obrigatoriedade de guardar informações médicas por anos.

O armazenamento de imagem médica na nuvem pode resolver essa questão, pois exclui a necessidade de disponibilização de espaço físico para alocar as imagens médicas.

4. Possibilidade de compartilhamento

Muitas vezes, os médicos precisam de uma segunda opinião no atendimento aos pacientes, seja para fechar um diagnóstico ou traçar um plano de tratamento. A imagem médica na nuvem facilita o compartilhamento dos exames entre diferentes especialistas, de forma prática e rápida.

5. Controle e organização

Armazenar as imagens médicas na nuvem possibilita uma maior organização e controle dos processos internos na clínica e, consequentemente, uma melhora da gestão financeira. Com todos os arquivos armazenados na plataforma, é possível contabilizar a quantidade e os tipos de exames realizados na semana, no mês ou no ano.

Além disso, evita que exames já realizados sejam repetidos, o que diminui o retrabalho e a demora no andamento do atendimento.

6. Economia

Para manter as imagens médicas na nuvem, a clínica utiliza um serviço em vez de ter que adquirir algum equipamento, o que pode refletir em uma grande economia no dia a dia. Isso é possível, pois o serviço na nuvem é cobrado de acordo com a utilização e necessidade.

O armazenamento em nuvem diminui também os custos com papel, tinta, impressora e CDs ou outros dispositivos para armazenar as informações.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o uso da imagem médica na nuvem pode trazer para sua clínica. Para se adequar à atual realidade em saúde, é preciso acompanhar a incorporação crescente da tecnologia.

Você gostou de saber mais sobre imagem médica na nuvem? Gostaria de mais dicas para melhorar os processos na sua clínica? Então continue a visita em nosso blog e leia o texto “O guia definitivo para melhorar a comunicação interna do consultório”!