Como a radiologia digital pode melhorar o atendimento ao paciente?

 

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia tem melhorado a vida das pessoas e o quanto ela impacta no atendimento médico? As inovações ajudam a medicina atual com exames que há pouco tempo não eram possíveis.

Além disso, hoje em dia podemos contar com o desenvolvimento de novas medicações e também com a radiologia digital, que consegue entregar resultados de forma mais rápida e com imagens de maior qualidade.

O papel do diagnóstico por imagem é fundamental na medicina. Por meio dele é possível realizar avaliações com maior precisão e iniciar o tratamento adequado mais rapidamente.

Por conta de tamanha importância, a área radiológica vem crescendo, e hoje podemos contar com um serviço digitalizado. Você sabe o que é a radiologia digital? Conhece as vantagens desse método? Então acompanhe o post que falaremos sobre tudo isso a seguir!

O que é a radiologia digital?

A tendência de toda tecnologia é se modernizar com o passar do tempo. Nossas televisões, por exemplo, passaram a transmitir em imagem HD e as câmeras dos celulares possuem cada vez mais pixels. Na área da radiologia não é diferente. As máquinas disponibilizam uma imagem digital com qualidade muito superior à convencional.

Durante o processo de formação da imagem digital, são utilizados sensores de raio-x digitais no lugar dos sensores tradicionais dos filmes radiográficos ou de chassis eletrônicos. Ocorre uma captura da imagem no formato digital por parte do dispositivo.

Como foi a evolução desse sistema?

Quem pensa que essa tecnologia acabou de surgir, está enganado. A radiologia digital já existe há cerca de 20 anos e chegou ao nosso país no ano de 1990. Porém, a execução desse tipo de diagnóstico por imagem, de fato, só teve início no ano 2000.

Desde então, trata-se de uma tecnologia que não para de crescer e se modernizar. A tendência é o aprimoramento das imagens, fazendo com que elas apresentem a maior qualidade possível.

Quais são as vantagens da radiologia digital?

As vantagens que esse processo de formação de imagem pode oferecer são inúmeros. Entre elas podemos citar:

– maior praticidade durante a rotina dos exames de imagem;
– aumento da produtividade, gerando uma economia considerável de tempo;
– agilidade no atendimento do paciente, deixando-o mais satisfeito e aumentando a sua fidelidade;
– diagnóstico mais preciso;
– maior rapidez na intervenção e solução do problema.

Menor exposição à radiação

Outra vantagem muito importante é o fato de a radiologia digital expor o paciente à radiação por um tempo consideravelmente menor se comparada ao exame tradicional.

Para obter uma imagem digital, os níveis de radiação são cerca de 90% menores do que aquele que o paciente é exposto no método analógico.

Além disso, no processo convencional, em muitos casos, o paciente precisa repetir as imagens mais de uma vez até que se obtenha uma boa visualização — o que no método digital não acontece — já que a imagem pode ser melhorada na tela do computador.

Mais qualidade e segurança

O processo de radiologia digital garante ao paciente maior segurança de um diagnóstico correto, principalmente por se tratar de um método que utiliza tecnologia moderna com equipamentos de última geração.

A radiologia digital oferece exames cada vez menos invasivos para os pacientes e ainda fornece imagens com maior nitidez, ajudando os médicos radiologistas na hora de realizar os diagnósticos.

Mais facilidade com os laudos

Outro benefício importante é a facilidade do acesso ao laudo, que se tornou mais rápido e cômodo. As imagens são armazenadas no sistema para que o profissional de saúde consiga acessá-la a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por meio da radiologia digital é possível utilizar o compartilhamento de imagens, o que permite a discussão de casos clínicos com os mais diversos especialistas, garantindo um melhor diagnóstico através do sistema PACS (Picture archiving and communication system).

O PACS reúne os softwares  com o maior desempenho em tecnologia para gestão de imagens, aumentando a produtividade dos centros de diagnóstico e permitindo o compartilhamento de laudos a distância.

O envio dos laudos de exames é essencial para melhorar os diagnósticos e aumentar a eficiência das consultas de retorno. A agilidade nesse processo é fundamental para a satisfação do paciente. Com os laudos a distância, você não depende da entrega dos exames físicos.

Leia também: Laudo a distância: tire aqui suas dúvidas! 

Redução de custos

Quer mais um benefício? Você eliminará todos os custos com filmes e com o processo químico que é realizado durante o procedimento tradicional.

Os aparelhos digitais podem ser diretos ou indiretos. Nos equipamentos digitais indiretos são utilizados chassis que recebem uma placa digital sensível à radiação, na qual as imagens são digitalizadas.

Após a emissão dos raios-X, a placa forma a imagem do paciente, quando, então, é colocada em um leitor que transfere a imagem para o computador.

Os aparelhos digitais diretos funcionam de modo semelhante aos equipamentos indiretos. A diferença é que não é necessário usar a placa digital nem o leitor dessa placa. Seja na radiologia digital direta ou indireta, os custos são bastante reduzidos quando comparados com a radiologia convencional.

Menor impacto no meio ambiente

Por não utilizar certas substâncias, o método da radiologia digital reduz consideravelmente o impacto no meio ambiente. Em comparação com o método tradicional, o seu processo de revelação não utiliza filmes feitos com produtos químicos – muitas vezes tóxicos. Dessa maneira, segue-se um caminho mais ecológico que não acarreta tantos prejuízos para o meio ambiente.

Qual é a tendência?

O que se espera para os dias de hoje, é uma imagem com cada vez mais qualidade e rapidez na hora de realizar o exame. Gradativamente, mais centros médicos estarão utilizando o sistema PACS, o que viabiliza maior comunicação entre os profissionais para a discussão de casos clínicos.

A redução no uso de radiação também é uma tendência, com exames que expõem o paciente a menos raios-X e em um menor tempo de obtenção de imagens, oferecendo maior segurança.

A partir das informações deste artigo, ficou bem mais claro as diversas vantagens da radiologia digital e a maneira como ela pode te auxiliar no atendimento aos pacientes, não é verdade? Não perca mais tempo e utilize esse método como seu aliado de agora em diante.

Você gostou desse conteúdo, ou ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato conosco! Teremos  a maior satisfação em poder te ajudar!